Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um material supercondutor que pode revolucionar o setor de eletrônicos. Chamado de Reddmatter, o material é um hidreto de lutécio misturado com nitrogênio com temperatura de 20,85 graus e 145,038 mil psi de pressão. 

+ EUA começa a aplicar plano de incentivo à fabricação de semicondutores

+ Montadoras deixaram de produzir 250 mil veículos por falta de semicondutores

Segundo estudo da revista Nature, o composto foi sintetizado sob condições de alta pressão e alta temperatura e, em seguida, após a recuperação total, seu material e propriedades supercondutoras foram examinados ao longo dos caminhos de compressão. 

“Mais experimentos e simulações são necessários para determinar a estequiometria exata de hidrogênio e nitrogênio, e suas respectivas posições atomísticas, em um esforço maior para entender melhor o estado supercondutor do material”, explica a prévia do estudo. 

“Este é o começo de um novo tipo de material útil para aplicações práticas”, disse Ranga P. Dias, professor de engenharia mecânica e física da Universidade de Rochester, em Nova York, conforme apurou o The New York Times