Os seres humanos ainda precisariam viver em abrigos muito protegidos em Marte, pois o planeta é um ambiente hostil com mudanças dramáticas de temperatura e exposição constante à radiação.
16/03/2022 - 3:38
As viagens espaciais são complicadas por vários motivos, mas a falta de oxigênio no espaço é um dos maiores obstáculos e os cientistas podem ter encontrado uma maneira de os humanos respirarem em Marte no futuro. A resposta pode estar nas bactérias .
De acordo com a conta do Twitter Mashable, as cianobactérias podem ser usadas pelos cientistas para descobrir uma maneira pela qual os humanos possam acessar facilmente o oxigênio no espaço. Esse grupo de bactérias pega o dióxido de carbono e o transformam em oxigênio.
+ Perseverance completa um ano de busca por sinais de vida em Marte
A bactéria é encontrada em ambientes muito hostis na Terra, então se espera que as cianobactérias sejam capazes de sobreviver em Marte. Alguns especialistas sugeriram enviar a bactéria para Marte e ver se ela poderia criar oxigênio para os humanos que forem para lá no futuro.
Experimentos já provaram que as cianobactérias podem crescer em um ambiente semelhante ao marciano. O astrobiólogo Cyprien Verseux trabalhou anteriormente em um desses experimentos. Sob essas condições, as cianobactérias mantiveram sua capacidade de crescer em água contendo apenas poeira semelhante a Marte e ainda poderiam ser usadas para alimentar outros micróbios. “Isso pode ajudar a tornar sustentáveis as missões de longo prazo a Marte.”
A NASA tem como objetivo enviar humanos para Marte e Elon Musk tem grandes planos para uma colônia humana no Planeta Vermelho. O CEO da SpaceX já havia expressado desejos de transportar um milhão de humanos a Marte até 2050. A essa altura, os cientistas podem ter descoberto uma maneira de as bactérias fornecerem oxigênio nesta missão de longo curso.