19/06/2014 - 16:37
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, entrou, nesta quarta-feira 18, em um novo mercado: o de smartphones. O Fire Phone, celular inteligente da empresa de Seattle, chega para competir no mercado de dispositivos, mas também para impulsionar os números da companhia. O aparelho foi pensado para entregar uma experiência que ajuda os atuais negócios da Amazon. Confira cinco maneiras com que o Fire Phone vai ajudar a companhia de Bezos a faturar ainda mais. A estimativa conservadora dos analistas é que ele possa acrescentar US$ 2 bilhões em receita por ano. Saiba como:
Induzir a compra na varejista online
O principal aplicativo do celular inteligente da Amazon é chamado de Firefly. Ele reconhece produtos, músicas, filmes e lugares. Tudo para que o usuário possa encontrá-los e fazer a compra via Amazon. Ao ver, por exemplo, um livro e apontar a câmera para a obra, o dono do Fire Phone é encaminhado para uma página sobre o produto, com um link que permite a compra na Amazon.
Aumentar a participação das vendas via dispositivos móveis
Com o aumento do consumo via Fire Phone, a Amazon vai incrementar a participação de venda via smartphones. A varejista online americana já conta com números de fazer inveja a seus concorrentes. Em 2013, metade das compras feitas na Amazon foram via tablets e smartphones. Com o auxílio do Fire Phone, essa porcentagem deve crescer.
Aumentar o consumo de conteúdo
Além de consumir produtos, os clientes da Amazon terão um ano de assinatura gratuita do serviço da empresa conhecido como Prime. Ele entrega streaming de vídeos, músicas e benefícios para compras na varejista. Após um ano, eles terão que pagar uma anuidade de US$ 99. Com o período de gratuidade, Bezos espera criar desejo de os donos do Fire Phone manterem a assinatura do serviço. Segundo o CEO da Amazon, o Prime foi o meio de faturamento que mais cresceu no bolo da companhia em 2013. Hoje, eles têm 20 milhões de assinantes. A meta é dobrar esse número em 2014.
Venda de aplicativos
O smartphone da Amazon roda com um sistema operacional chamado de Fire Os. A Amazon usou como base o Android, do Google, para criar a plataforma. Mas a versão da empresa de Seattle é tão modificada que pouco se parece com os celulares Android do mercado. Entre as diversas coisas que eles incluíram, está uma plataforma de desenvolvimento, que será usada para fazer parcerias com desenvolvedores de aplicativo, criando mais uma fonte de renda para a Amazon. O novo queridinho Firefly tem uma plataforma de desenvolvimento própria, e a Amazon espera que os criadores de programa dediquem tempo a sua inovação.
Participação no mercado de smartphones
Além de impulsionar seus negócios atuais, a Amazon espera conseguir uma participação significativa no mercado americano de smartphones. A empresa conta com um peso de marca muito forte no País. Segundo números apresentados pela empresa no lançamento do Fire Phone, entre as dez marcas com maior prestígio no país, eles conquistam duas posições. A marca “Amazon” é a com a maior força e a “Kindle” a décima.