Este mês, um raro fenômeno planetário está em andamento. Cinco planetas estão visíveis no céu, oferecendo uma oportunidade para os observadores do céu verem um alinhamento de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno a olho nu. É um espetáculo pouco comum: só pode ser visto uma vez a cada 18 anos.

Com início no último final de semana e previsto para durar todo o mês, os cinco planetas aparecerão no horizonte antes do nascer do sol. O desfile de planetas será alinhado em ordem de distância do sol, com Mercúrio, mais próximo da estrela, aparecendo mais baixo no horizonte e Saturno mais alto no céu noturno.

+ Novo estudo questiona descoberta de água em exoplaneta

Você precisará se levantar antes do nascer do sol e olhar para o horizonte sudeste. Exceto Mercúrio, os demais planetas serão até que fáceis de serem observados, mas você precisará de um horizonte desobstruído (e provavelmente binóculos) para ver o pequeno Mercúrio. Se você não conseguir ver Mercúrio, continue tentando ao mesmo tempo pelo resto de junho, porque ele subirá mais alto no céu antes do amanhecer.

Se as condições estiverem claras, os planetas devem ser brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu, embora Mercúrio seja mais fraco no início do mês e, portanto, mais difícil de detectar sem binóculos.

De acordo com especialistas, o melhor dia para ver esta conjunção será 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol e será visível até uma hora antes do amanhecer.

Além disso, em 23 de junho a Lua estará localizada entre Vênus e Marte — justamente no lugar que corresponderia à Terra —, assim será possível admirar seis corpos celestes alinhados no céu.