19/10/2020 - 14:22
Russell Vannorsdel, vice-presidente da Fridley Theathers, empresa dona do State Thatre, afirmou à BBC que a situação é melancólica. “Conseguimos operar até o fim de 2020, mas não sabemos o que vamos fazer. Hollywood não está produzindo novos filmes e ainda não há uma decisão do governo americano quanto a um pacote de alívio [econômico]”, diz.
+ Trabalhadores imigrantes, ‘na linha de frente’ da pandemia e da crise econômica
+ Efeito pandemia acelera abertura de empresas por microempreendedores
A receita do State Theathre caiu 70% em 2020, mesmo depois que os cinemas de Iowa foram autorizados a reabrir suas portas, em maio.
Enquanto isso, o grupo Fridley manteve o pagamento de salário dos funcionários, mesmo tendo limitado suas operações às sextas-feiras e fins de semana.
Com a ausência de novos lançamentos para o cinema, a única tela do local tem sido usada para transmitir eventos esportivos e filmes antigos. As salas também são alugadas para sessões privadas.
Durante os dois meses em que o State Theathre ficou fechado, como parte da quarentena imposta pelo governo de Iowa, uma das ideias foi fazer delivery de pipoca. O local tem uma famosa máquina antiga de fazer pipoca, em funcionamento desde 1948.
No entanto, Vannorsdel lembra outros momentos críticos para o State Theatre que foram superados. “Sobrevivemos a ameaças como a Grande Depressão [crise econômica de enorme magnitude entre 1929 e 1939], a crise financeira de 2008 e a chegada dos aluguéis domésticos de filmes e os serviços de streaming.”
O local sobreviveu até a um incêndio, que forçou o fechamento da sala de cinema durante alguns meses de 2010.