02/03/2023 - 23:35
Um cirurgião plástico de longa data tem um aviso surpreendente sobre qual exercício envelhece uma pessoa mais rápido – correr. “Metade dos meus pacientes me ama por isso e metade dos meus pacientes me odeia por isso”, disse o Dr. Gerald Imber rindo em um clipe do TikTok .
Imber, especialista em procedimentos faciais e corporais, observou que correr um pouco todos os dias e alguns quilômetros a cada dois dias é bom, mas qualquer coisa além disso é demais.
+ Um tipo de atividade física protege o cérebro mais do que outros, segundo estudo
“Você já viu um corredor de longa distância e de longa data que não tivesse um rosto velho e magro”, perguntou o homem de 82 anos no vídeo viral. “É isso que acontece.”
De acordo com o médico, a corrida não afeta apenas as características faciais, mas também afeta desastrosamente outras partes do corpo. “Seus joelhos vão, seus tornozelos vão, [e] suas costas vão”, disse ele. “É meio idiota.”
Apesar de todos os efeitos negativos que a corrida pode ter no corpo, o médico admitiu que há benefícios no exercício ao reiterar seu ponto de vista de que – como tudo – deve ser feito com moderação.
“Portanto, se você quiser correr um pouco, exercícios aeróbicos excelentes, mas sem impacto ou de baixo impacto, são realmente a maneira de se exercitar”, explicou ele.
O assunto “rosto do corredor” há muito é discutido entre os especialistas.
O triatleta Dr. Kiya Movassaghi disse que a aparência é causada por ter um corpo magro e estar constantemente exposto ao sol.
“Jardineiros magros, esquiadores, trabalhadores da construção civil, surfistas, velejadores, jogadores de tênis, ciclistas, jogadores de golfe – a lista poderia continuar – geralmente têm as mesmas características”, disse o Dr. Movassaghi à Healthline . “As pessoas estão simplesmente confundindo causalidade com correlação.”
“À medida que envelhecemos, nossa pele produz menos colágeno e elastina, e a exposição aos raios ultravioleta acelera esse processo”, acrescentou.
Não surpreendentemente, muitos usuários do TikTok correram para comentar o vídeo, que acumulou quase 2 milhões de visualizações desde que foi postado no mês passado.
“Não precisa me dizer duas vezes”, brincou um usuário.
“Eu faço sessão de longa distância”, disse outro.
“Concordo plenamente com você”, disse uma pessoa que afirmou ser personal trainer.
“Eu só corro se algo está vindo. Então, se você me vir correndo… deveria correr também”, brincou uma quarta pessoa.