A operadora de telefonia Claro foi a que mais ganhou mercado em 2013, de acordo com dados da Agência Nacional de Telefonia (Anatel). Sua participação de mercado avançou 0,42 ponto percentual. Com isso, sua fatia  chegou a 25,34%. Esse crescimento não foi suficiente para tirá-la do terceiro lugar, atrás de Vivo e TIM, respectivamente. 

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Brasil ganhou cerca de 10 milhões de novos números

A distância entre Claro e a Tim, reduziu-se de 0,96 ponto percentual para 0,78. A Claro, que pertence ao grupo mexicano América Móvil, controlado por Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, ganhou 3.465.677 clientes no último ano, sendo 1.249.800 pós-pagos. Ela perdeu participação apenas na Região Sul. Em todas as outras, a empresa avançou. Seu segmento de pré-pagos ganhou 2.215.877 clientes.

 

A Vivo manteve a liderança do setor, mas perdeu 0,59 ponto percentual de participação no mercado. Agora, a empresa conta com uma fatia de 28,49% dos clientes brasileiros. A espanhola, contudo, foi a que mais apresentou avanço no segmento de pós-pago, adicionando 4.890.780 clientes à sua base. Seus assinantes pré-pagos diminuíram em 3.783.209. Ela foi a única a perder este tipo de clientes. A Vivo conta com 77.244.839 usuários.

 

A italiana TIM, que pode ser vendida, também cresceu em 2014. Sua fatia de mercado chegou a 27,09%, 021 ponto percentual a mais.  A empresa ganhou 1.487.678 clientes pré-pagos e 1.567.547 clientes pós. A empresa chegou a 73.431.175 usuários.

 

A operadora Oi, que se uniu com a Portugal Telecom, foi a empresa que menos avançou em usuários pós-pagos no último ano. Foram 419.698 adições a seu portfólio deste tipo de clientes. No segmento de pré-pagos, foram 558.830 novos atendidos. Apesar de ter crescido nas duas pontas, o avanço foi menor que o crescimento do setor no ano passado, fazendo com que a empresa perdesse 0,29 ponto percentual de participação.

 

O Brasil ganhou 9.291.896 linhas de celular no último ano, sendo 8.586.984 pós-pagas e 704.914 pré-pagas. Hoje são 271.099.799 linhas no País. A região mais interligada é a Sudeste, com 44,23% dos números. A região Norte é a menos, com 7,34%.