11/03/2009 - 7:00
UM JATO EXECUTIVO FAbricado pela canadense Bombardier com capacidade para transportar 11 pessoas está à venda na cidade de Zurique, na Suíça, por US$ 37 milhões. A milhares de quilômetros dali, em Dubai, nos Emirados Árabes, um dos carros mais rápidos do mundo, o Bugatti Veyron, que atinge 407 km/h, é oferecido por US$ 1,62 milhão. Diretamente de Montpellier, na França, surge o Alfa Romeo II, um veleiro esportivo de 30 metros que participou da Rolex Cup, uma das provas mais importantes da Europa, e pode ser comprado por US$ 4,462 milhões. Apesar de seus donos estarem em vários cantos do planeta, esses e outros 20 mil produtos novos e usados, entre iates, relógios, carros esportivos, jatos particulares e tudo quanto é tipo de brinquedinho para o público masculino estão reunidos em uma espécie de classificadão para ricos na internet. Lançado em janeiro e batizado de James List, cujo nome foi inspirado no típico mordomo inglês chamado James que traz tudo o que seus patrões desejam, o portal reúne produtos de 350 lojas espalhadas em 116 países. Os pais do negócio, os jovens suecos Noam Perski e Marcel Gaspen, apostam que, diante da crise econômica, os consumidores de produtos de luxo começarão a procurar melhores preços e serviços. “O nosso objetivo é fazer do James List um grande catálogo de anúncios. Quem quiser comprar algo deve contatar diretamente as empresas vendedoras”, explicou Noam Perski à DINHEIRO.
O investimento no portal foi relativamente baixo – consumiu menos de US$ 10 mil. “Vimos que com negócios de internet pode-se gastar muito e acabar perdendo tudo. Nós decidimos gastar pouco e construir algo grande”, diz Perski, que, antes de fundar o James List, era consultor de negócios online. Para dar forma ao portal e não errar na hora de falar com o cliente final, Perski se associou a Marcel Gaspen, que vendia carros de luxo e estava acostumado a lidar com consumidores de alta renda. Assim como gastaram pouco para fazer o site, não pretendem gastar nada com publicidade. O plano é selecionar o que há de mais exclusivo entre os itens do site e passar a informação para blogs de luxo e tecnologia em todo o mundo. Por enquanto, tem funcionado. Em pouco mais de um mês de existência, o James List conta com 50 mil acessos por semana, entre entusiastas, que só gostam de olhar as novidades, e potenciais compradores, a maioria da Europa, Rússia e do Oriente Médio. Para ver os produtos não custa nada. O James List fatura com a venda de espaço para anunciantes que pagam de US$ 127 a US$ 1.270 para terem seus produtos expostos. Em março os fundadores planejam dobrar o número de lojas expositoras, além de lançar versões da páginaem português e espanhol. “Em 2010, expandiremos a oferta de produtos para as categorias de imóveis e serviços de profissionais liberais como advogados e médicos renomados. Também pensamos em trabalhar com o público feminino, abrindo espaço para jóias”, diz Perski.
O negócio mal começou e já chamou a atenção de uma empresa brasileira. A fabricante de barcos Excel Náutica acaba de pôr no site o seu Excel 820, um iate brasileiro feito de aço e com 25 metros de comprimento. “Encontrei o James List pesquisando na internet e vi que meu produto estava no padrão dos que eram oferecidos. Acabei entrando, pois acho interessante ficar próximo dos concorrentes”, diz Ronald Barton, sócio da Excel. Devido a essa concorrência, o barco entrou no site com um preço menor. Baixou de US$ 2,5 milhões para US$ 1,8 milhão. “Se trabalhar uma boa estratégia, o James List pode se tornar uma referência de consulta, mas dificilmente será uma referência comercial”, afirma Fábio Fiorini, proprietário da consultoria de marcas Net Branding. “As pessoas podem até consultar o James List, mas provavelmente, antes de realizar a compra, irão até o local de venda para conhecer o produto de perto”, aposta.