07/06/2013 - 21:00
Campanha
A cantora baiana Claudia Leitte será a estrela da nova campanha da rede de supermercados Dia. Uma das musas do carnaval baiano, a cantora protagoniza três comerciais, criados pela agência Z+, do Grupo Havas. Os filmes mostram Claudia entrando triunfante em um palco. Em seguida, a cena se repete, só que, em vez dela, quem está no centro das atenções são donas de casa, que recebem aplausos de suas famílias após terem economizado nas compras.
Mídia
Newsweek à venda
O grupo IAC anunciou que a revista Newsweek está à venda. A empresa diz que vai concentrar suas forças no portal Daily Beast. Criada em 1933, a Newsweek foi comprada pelo IAC em 2010. Em dezembro de 2012, a revista passou a circular somente na internet nos EUA.
Garoto-propaganda
Parceria veloz e duradoura
A Chevrolet renovou o contrato com o ex-piloto Emerson Fittipaldi. Trata-se de uma longeva parceria, que já dura 20 anos. O bicampeão mundial da Fórmula 1 será embaixador da marca. No primeiro ano do contrato, Emerson venceu as 500 Milhas de Indianápolis, principal prova da Fórmula Indy, usando um carro com motor Chevrolet. Em 2010, para comemorar os 40 anos de carreira do piloto, a empresa lançou uma versão do Omega chamada Fittipaldi.
Design
Arte na garrafa
O designer gráfico paulistano Fernando Degrossi foi o vencedor do concurso promovido pela cervejaria holandesa Heineken para criar o desenho que vai estampar as garrafas da cerveja a partir de 2014. A arte de Degrossi foi escolhida entre mais de dois mil concorrentes do mundo inteiro. Essa foi uma das ações previstas para comemorar o aniversário de 140 anos da marca. O design de Degrossi mistura cinco logos utilizados pela cervejaria nos últimos 50 anos.
Internet
O novo Garfield
A gata Tardar Sauce ficou famosa depois que uma foto sua foi publicada no fórum de internet Reddit. Com sua cara de mal-humorada, a gatinha conquistou a grande rede, ganhando o apelido de Grumpy Cat (a gata aborrecida, em português). Agora, Tardar Sauce vai se tornar uma estrela do cinema. Ela fechou um contrato com a produtora Broken Road para protagonizar um filme nos moldes das produções de Garfield, outro gato mal-humorado que faz muito sucesso.
Bate-papo
Alexandre Leitão, presidente da agência de marketing esportivo Octagon
Uma das maiores agências de marketing esportivo do mundo, a americana Octagon se prepara para a Copa das Confederações, evento que servirá de teste para a Copa do Mundo de 2014
Qual é a importância da Copa das Confederações para as empresas que investem em esportes?
Trata-se de um grande teste, na verdade. É o primeiro dos três grandes eventos que teremos até 2016 – os outros são a Copa do Mundo e a Olimpíada. Tudo que der errado agora poderá ser corrigido.
O que as empresas estão preparando para o evento?
A Copa do Mundo no Brasil será a primeira verdadeiramente digital. Em 2010, na África do Sul, não existiam tablets, por exemplo. A velocidade com que o público está incorporando a tecnologia é impressionante. Isso faz com que o comportamento do fã de futebol mude de forma acelerada também. As empresas precisam estar ligadas nessas novidades.
A Copa do Mundo vai mudar a forma como as empresas encaram o marketing esportivo no Brasil?
O interesse do brasileiro é muito maior do que o dos africanos. Mas o que está acontecendo é que o torcedor brasileiro está tendo contato com uma experiência nova em termos de esporte. As empresas que estão investindo na Copa não poderão voltar atrás depois que o evento acabar. Entraremos em um novo patamar no marketing esportivo.