27/01/2017 - 16:05
Clientes da AES Eletropaulo reclamaram nas redes sociais de cobrança indevida de plano odontológico na conta de energia. Por nota, a AES Eletropaulo informou que a MetLife, empresa responsável pela venda do plano odontológico, disponibilizou dados equivocados relativos às vendas de seu plano odontológico, o que causou a inserção de cobrança nas contas de energia elétrica.
Desde 2013, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite que as distribuidoras utilizem a fatura como meio de pagamento de outros produtos. A MetLife é a responsável pela venda do plano odontológico e a AES Eletropaulo viabiliza o pagamento do plano.
A distribuidora lamenta o ocorrido e informou também que exigiu da MetLife a suspensão da venda do produto e interrompeu a cobrança do plano odontológico na conta de luz. O ressarcimento se dará como determina a legislação.
O chefe de gabinete do Procon-SP, Carlos Alberto Estracine, orienta o consumidor a ficar atento a fatura e, caso exista cobrança de serviço não contratado deve reclamar imediatamente junto a concessionária de energia, e, também no Procon, pleiteando a suspensão da cobrança e a devolução dos valores.
Caso o consumidor já tenha pago algum seguro não solicitado – de vida, saúde ou odontológico – ele tem direito de receber o valor de volta. “O consumidor deve solicitar a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente, acrescido de juros e correção monetária”, afirma Estracine. O Procon-SP ainda esclarece que o consumidor pode entrar com ação na Justiça pleiteando danos morais e materiais.
A distribuidora deixa à disposição para orientações ao cliente o seu canal de atendimento telefônico (0800 72 72 120), assim como as lojas de atendimento.
Para aqueles clientes que tenham contratado o plano odontológico, a AES Eletropaulo informa que os canais de atendimento da MetLife são: 3003 3422 (capitais e grandes centros); 0800 746 3422 (demais localidades); e 0800 746 3420 (SAC nacional).