Na manhã desta sexta-feira, 4, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Neon. No entanto, clientes do Neon “digital”, que utiliza a plataforma do Neon “físico” para abrir contas correntes, também foram afetados. E, segundo o Banco Central, todos os clientes, tanto do digital, quanto do físico, receberão o dinheiro entre 7 e 10 dias.

DINHEIRO apurou que a grande maioria das contas do Neon digital possuem pequenas montas de dinheiro. Quase todas estariam dentro dos parâmetros do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O fundo garante depósitos de até R$ 250 mil.

Apesar de o Neon digital, cujo verdadeiro nome é Neon Pagamentos, não ter sido envolvido na intervenção, ele sofreu os mesmos efeitos por utilizar a base do Neon Participações, o Banco Neon.

Segundo informações, o Neon digital pode migrar para outra plataforma. Por exemplo, se um outro banco privado quiser, pode “puxar” as contas digitais. Isso não deverá acontecer com as contas físicas do Neon Participações, que possui uma única agência, em Belo Horizonte (MG).

No caso de clientes possuírem cartões pré-pagos, eles poderão continuar a utilizá-los normalmente. Claro, desde que haja saldo. Novos depósitos não serão aceitos.

Intervenção

O BC anunciou a liquidação extrajudicial na manhã desta sexta. Segundo a autoridade monetária, a decisão deve-se em função do “comprometimento da situação econômico-financeira, bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”.

O Banco Neon é um nanico dentro do sistema financeiro nacional. A instituição detém apenas 0,0038% dos ativos do sistema bancário e está autorizado a operar como banco comercial.