05/08/2024 - 7:30
Na contramão do mercado de trabalho, a Swile, empresa francesa que atua com cartão de benefícios corporativos, avaliou que seus funcionários “precisavam” de mais pausas.
Apesar de o país contar com oito feriados nacionais em dias úteis neste ano, a Swile viu que, neste segundo semestre, seriam três dias de folga a menos que no mesmo período em 2023.
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“Vimos uma trend [assuntos em alta] nas redes sociais mostrando que, em São Paulo [onde está a sede da empresa no Brasil] seriam 17 semanas seguidas entre o feriado estadual de 9 de Julho e o próximo feriado prolongado em novembro. Por isso, começamos a debater a ideia de criarmos nossos próprios feriados”, relata Josiane Lima, diretora de Pessoas na Swile Brasil.
Portanto, os funcionários da empresa agora terão um dia de folga extra nos meses de agosto, setembro e outubro. O dia será de escolha de cada um, como um feriado pessoal. No Brasil, a empresa tem 224 funcionários, sendo 149 trabalhando no modelo híbrido – três vezes por semana presencialmente – e 75 totalmente remotos (todo o time de TI).
“A ideia é mostrar que se consegue trabalhar da mesma forma, que se consegue trabalhar até melhor, pois as pausas são necessárias, vemos muito valor nelas. E coincidem com o nosso programa de saúde mental”.
Lima explica que os clientes da Swile são as áreas de recursos humanos de outras empresas e a ação dos feriados também era associar ao conceito de “flexibilidade”, que acompanha o cartão de benefícios gerido por ela. “Queremos ser um grande laboratório de experimentos, queremos mudar essa relação de trabalho, ressignificar a jornada, tornar mais interessante o trabalho”, diz a diretora.
Além dos feriados adicionais criados, aos funcionários também têm direito a folga no dia do aniversário, nos feriados oficiais e a um recesso de uma semana no final do ano. Por enquanto, a ação é válida para este ano, mas a probabilidade, segundo a Swile, é que tenha continuidade no próximo ano.
“É uma ação que é simples [de executar], com regras simples. Queremos fazer cada vez mais essas coisas simples, mas que faça sentido.”
A ação, claro, ajuda também no marketing para a própria empresa, que garante que o post que viralizou sobre “CLT Premium”, foi feito espontaneamente por uma das colaboradoras.
“Sim, foi uma ação que fez sucesso nas redes. A repercussão foi muito maior do que esperávamos. A ação era focada em engajamento [dos funcionários], e virou para fora, com a viralização do post da colaboradora. Não só repercutiu positivamente como aumentou o interesse das pessoas em se candidatar para trabalhar na empresa”, conta Lima.
Após a campanha, batizada de “Vai ter feriado sim!”, repercutir, ela virou case na empresa e será apresentada para a diretoria na sede na França, e a expectativa é que seja adotada por lá.
A empresa não participa da experiência de adotar uma semana de quatro dias, mas diz que está acompanhando o projeto no Brasil e que esse assunto vai ser debatido internamente em algum momento.