SILVERSTONE, Inglaterra (Reuters) – O Clube Britânico de Pilotos de Corrida (BRDC) anunciou nesta quinta-feira que suspendeu a filiação honorária do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet e planeja revogá-la depois que Piquet usou linguagem racialmente ofensiva para se referir a Lewis Hamilton.

O BRDC, proprietário do circuito de Silverstone que sedia o Grande Prêmio do Reino Unido de Fórmula 1, observou em uma declaração que Piquet havia pedido desculpas ao sete vezes campeão mundial, mas disse que tem uma política de tolerância zero em relação ao racismo.

Vodafone e Google trabalham para prolongar vida útil de bateria de smartwatch com Wear OS

“O Conselho do BRDC concluiu que o uso de linguagem racialmente ofensiva por parte do senhor Piquet Sr. para descrever um outro membro do BRDC (e sete vezes campeão mundial) é inaceitável e representa uma conduta totalmente inadequada para um Membro Honorário do BRDC, não obstante suas desculpas subsequentes”, disse ele.

“Por conseguinte, informamos ao senhor Piquet Sr. que sua filiação foi suspensa com efeito imediato.”

“Seguindo o devido processo do Clube, prevê-se que o Conselho de Administração irá encerrar a filiação do senhor Piquet Sr. em uma reunião do Conselho de Administração a ser realizada após o período exigido de 7 dias de aviso prévio”, acrescentou o clube.

Fontes da Fórmula 1 disseram que Piquet também não é mais bem-vindo dentro do paddock durante os Grandes Prêmios, embora ele não costume ser uma presença frequente.

Piquet, 69 anos, foi quatro vezes segundo colocado no Grande Prêmio do Reino Unido quando pilotava na Fórmula 1, chegando em segundo duas vezes em Silverstone e outras duas em Brands Hatch.

Hamilton ganhou um recorde de oito vezes em Silverstone.

(Reportagem de Alan Baldwin)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI5T0WS-BASEIMAGE