De origem britânica, o badalado clube privado Soho House já foi citado na autobiografia do príncipe Harry, que diz que o primeiro encontro com Meghan Markle aconteceu na sede londrina da rede. Outra unidade conhecida é a Soho House New York. O clube aparece em um episódio da sexta temporada da série norte-americana Sex and The City. São 43 unidades hiper exclusivas espalhadas pelo mundo. A partir de 26 de junho, São Paulo se torna o novo endereço da rede e promete ser palco de boas histórias. A casa na capital paulista é um marco para a empresa. Trata-se da primeira unidade na América do Sul desde a sua criação, em 1995, e a segunda na América Latina (a primeira foi na Cidade do México em setembro de 2023). Já para o grupo seleto de membros, uma oportunidade para networking da indústria criativa – principal propósito da companhia -, que reúne artistas, designers, escritores, galeristas, arquitetos, cineastas, publicitários e outros criativos em eventos e festas exclusivas.

O conceito de exclusividade é um princípio que pode ser notado ainda nos primeiros detalhes, como a escolha do endereço. Embora alma globalizada, os clubes procuram preservar a cultura e personalidade de cada cidade onde chega. Em São Paulo, a Soho House é sediada na Cidade Matarazzo, complexo de luxo na região da Bela Vista, que tem o hotel cinco estrelas Rosewood entre os empreendimentos.

O clube ocupa o antigo Hospital Umberto I, popularmente conhecido como Hospital Matarazzo, fundado por Francesco Matarazzo em 1904 e depois tombado como patrimônio cultural. Uma combinação entre conforto, luxo e história. “Representa um dos nossos projetos mais influenciados pela cultura local e estamos animados para receber a comunidade criativa da cidade, assim como homenagear e compartilhar a cultura brasileira com a nossa comunidade global de membros”, disse Andrew Carnie, CEO da Soho House & Co.

Localizado na Bela Vista, no antigo Hospital Matarazzo, o novo clube possui diversos ambientes, incluindo quartos e espaços ao ar livre para receber membros da indústria criativa (Crédito:Divulgação )
(Divulgação)
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Além da história arquitetônica, que é por si só um dos charmes do prédio, os interiores foram inspirados na herança portuguesa da cidade e no modernismo brasileiro. O espaço contempla 32 quartos de hotel, academia, spa, pool bar no terraço, restaurantes e bares, incluindo áreas ao ar livre em meio aos jardins que circundam o edifício.

Segundo informações da Soho House, os ambientes contam com móveis e diferentes objetos feitos por artesãos locais. Uma coleção de arte com cerca de 100 obras assinadas por mais de 60 artistas nascidos, baseados ou que fizeram carreira no Brasil também é uma atração à parte para os frequentadores.

MEMBROS

Os requisitos para entrar no seleto grupo de frequentadores de um dos clubes mais cobiçados do mundo incluem pagamento de adesão anual e análise de um conselho que vota em quem pode se associar.
As inscrições para se tornar membro da Soho House São Paulo estão abertas.
O custo anual para se filiar é de R$ 20,6 mil para ter acesso às 43 unidades da rede espalhadas no mundo, e R$ 8,1 mil para usufruir apenas da casa paulistana.
Com o propósito de atrair profissionais da indústria criativa, inclusive aqueles em início de carreira, a companhia oferece mensalidade reduzida e benefícios para quem tem menos de 27 anos, como 50% de desconto em comida e bebida em determinados dias da semana.
Quem faz parte tem direito a levar três convidados de fora por vez para passar algumas horas no local.

Clubes como a Soho House, que contemplam especialmente eventos e reuniões entre membros selecionados a dedo, não são algo novo. Pelo menos fora do Brasil.

Os primeiros clubes privados foram criados ainda no século 18. Na época, apenas homens da nobreza se reuniam nesses lugares. Mas assim como toda parte da sociedade se molda aos padrões, que mudam ao longo dos anos, os clubes também se adequaram e hoje se tornaram lugares para comer e beber, socializar e estabelecer conexões importantes.

E é dessa forma que a Soho House chega ao Brasil e promete dar destaque para o setor nacional por meio da tradição e contemporaneidade. Um endereço hiper exclusivo à moda brasileira.