A grande final da Liga Europa entre os clubes portugueses Porto e Sporting Braga terá também as cores verde e amarela, já que 18 jogadores brasileiros participarão do confronto de quarta-feira.

No Porto, que sagrou-se campeão invicto da Liga portuguesa nesta temporada, o técnico André Villas-Bôas tem seis “brazucas” a sua disposição: o goleiro e capitão Hélton, Maicon, Walter, Souza, Fernando e Hulk, artilheiro do campeonato com 24 gols.

Já o time do Braga tem nada menos que 12 jogadores brasileiros no seu elenco: Artur, Marcos, Paulão, Kaká, Vinícius, Márcio Mossoró, Leandro Salino, Guilherme, Vandinho, Paulo César, Lima e Alan. Entre eles, cinco foram titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Benfica, pelo jogo de volta das semifinais da Liga Europa.

No jogo de ida, o capitão Vandinho foi o autor do único gol do seu time na derrota por 2-1 sofrida na casa do adversário. Este gol acabou sendo decisivo, já que os gols marcados fora de casa são o primeiro critério de desempate. Além de Vandinho, os outros destaques brasileiros do Braga são o goleiro Artur (ex-Cruzeiro e Roma) e o atacante Lima (ex- Santos e Avaí).

Outros brasileiros também marcaram presença nas semifinais da competição, como o atacante Nilmar, do Villareal e o zagueiro Luisão, do Benfica.

Os dois finalistas da Liga Europa também contam com outros jogadores sul-americanos de destaque, como o atacante colombiano Falcao García, artilheiro da competição. Ao balançar as redes cinco vezes no confronto contra o Villareal nas semifinais, ele totalizou 16 gols, um a mais que o antigo recorde de Jurgen Klinsmann com o Bayern de Munique, pela temporada 1995/1996.

A diretoria do Porto anunciou neste sábado que renovou o contrato do atacante Hulk até o dia 30 de junho de 2016, após ter comprado 40% dos direitos esportivos do jogador por 13,5 milhões de euros. O Porto já possuía 45% dos direitos desde 2008, ano em que Hulk chegou ao clube. O valor da multa rescisória foi mantido para 100 milhões de euros.

afp/dr/psr/lg/dm