Os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação vencida precisam ficar atentos ao novo calendário de renovação, que estava suspenso desde o início da pandemia. Quem estava com o documento expirado entre maio e junho de 2020 vai precisar renová-lo até o próximo dia 31 de janeiro, de acordo com norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  

O calendário foi disponibilizado no último mês de novembro e organizou os condutores que estavam com o documento expirado por meses. Os que andavam com a carteira vencida desde março ou abril de 2020 precisaram fazer o procedimento até o último dia 30 de dezembro.

+IPVA, DPVAT e nova CNH: o que muda para o motorista em 2022?

Cabe lembrar que quem não renovar o documento dentro do prazo e for pego dirigindo com ele vencido comete infração gravíssima e paga multa de R$293,47, além de levar sete pontos na carteira.  

Confira o calendário oficial: 

Divulgação

 

Veja como renovar a CNH

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran-SP, Poupatempo ou pelo aplicativo do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Optando por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo no posto em que deseja ser atendido.

– Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (aqui).

– Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

– Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

– A CNH no formato digital, que é válida em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.