28/12/2021 - 12:57
Motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida nos meses de março e abril de 2020 e que ainda não regularizaram o documento, precisam resolver a pendência até 30 de dezembro de 2021.
Em nota, o diretor-presidente do Detran em São Paulo, Neto Mascellani, explicou que os prazos de renovação foram suspensos durante a pandemia da Covid-19 no ano passado, porém uma plataforma online foi disponibilizada para os motoristas renovarem suas CNHs.
+ SP: 3,8 milhões de veículos circularam por rodovias na semana do Natal
Agora, o período de renovação está se esgotando e vale lembrar que dirigir com a CNH vencida é considerada infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
Calendário de renovação
O cronograma contempla CNHs que tiveram vencimento entre 1 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Confira o calendário a seguir:
Como renovar a CNH
A CNH pode ser renovada online através do portal do Detran, do Poupatempo ou pelo app “Poupatempo Digital”.
Segundo informou o Detran, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se o motorista optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser realizado agendamento da data no portal do Poupatempo.
– Categorias C, D e E: é necessário marcar um exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas pelo Detran. Para encontrar uma disponível, clique aqui;
– Categorias A e B: selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. De acordo com o órgão de trânsito, condutores que exercem atividade remunerada devem realizar exame toxicológico;
– A taxa de emissão do documento custa R$ 107, já com a taxa de envio dos Correios inclusa;
– A CNH digital fica disponibilizada no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e da Serpro (empresa de tecnologia da informação do Governo Federal).