12/11/2025 - 17:16
O governo divulgou nesta quarta-feira, 12, os resultados da primeira etapa da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025).
Ao todo, 42.499 pessoas, sendo 24.275 mulheres (57,12%) e 18.217 homens (42,86%), foram aprovadas e classificadas para a segunda fase do concurso e serão convocadas para a realização da prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.
+Concurso do TCU oferece 20 vagas e recebe inscrições até 3 de dezembro
Como acessar os resultados
Os candidatos podem consultar os resultados através da Área do Candidato (neste link) no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou pelo endereço https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Foram divulgados os gabaritos definitivos das provas objetivas; as respostas aos recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas; os espelhos do seu próprio cartão-resposta; os resultados individuais definitivos na prova objetiva; as listas de classificação de todos os cargos; e a tabela com as notas mínimas para classificação em cada cargo.
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, contemplando cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil, a depender do cargo e do nível de escolaridade.
+ Veja aqui passo a passo para fazer a consulta
Entendendo os resultados
Nos resultados, as pessoas candidatas visualizarão as seguintes situações:
Aprovada e Classificada: a pessoa alcançou os acertos mínimos previstos no edital e também atingiu a nota mínima necessária para ser classificada para a próxima fase. Essa pessoa será convocada para a segunda fase em edital específico a ser publicado no DOU.
Aprovada e não-classificada: a pessoa alcançou os acertos mínimos previstos no edital, mas não atingiu a nota mínima necessária para ser classificada para a próxima fase. É importante esclarecer que cada cargo tem uma nota mínima necessária geral, e também a nota mínima necessária em cada modalidade das cotas, e a nota mínima para a equiparação de mulheres.
Eliminada: a pessoa não alcançou os acertos mínimos previstos no edital.
Próximos passos
Após a divulgação dos resultados das provas objetivas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos irá convocar, ainda nesta semana, as candidatas e os candidatos classificados para a realização da prova discursiva, por meio de edital de convocação.
Também serão publicados outros editais de convocação: para a Avaliação de Títulos; para o Procedimento de Confirmação Complementar à Autodeclaração para Pessoas Negras; para o Procedimento de Verificação Documental para Pessoas Indígenas; para o Procedimento de Verificação Documental para Pessoas Quilombolas; para o Procedimento de Caracterização da Deficiência.
Também será publicada uma nova retificação do edital do CPNU 2 para correções materiais, com ajustes pontuais, que visam deixar as informações mais claras para os candidatos e candidatas.
Cronograma do CNU 2025
- Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
- Procedimentos de confirmação de cotas: 8 a 17 de dezembro de 2025
- Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
- Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026
