A prova discursiva do Concurso Nacional Unificado 2025 (CNU 2025) acontecerá neste domingo, 7, a partir das 13h. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), 42.499 aprovados na primeira fase participarão do exame neste final de semana.

+ CNU 2025: VEJA O CRONOGRAMA

É importante atentar que os portões dos locais de prova fecharão as 12h30, ou seja, 30 minutos antes do início das provas. Candidatos que chegarem após o horário não poderão entrar e perderão a oportunidade de concorrer a uma das milhares de vagas ofertadas.

Veja a seguir instruções sobre o dia da prova.

Como consultar o local de prova

O exame será aplicado em 228 municípios em todas as regiões do país. Para visualizar seu local de prova, é necessário visualizar o Cartão de Confirmação de Inscrição da prova discursiva. O candidato deve acessar com seu cadastro o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), neste link.

O cartão reúne ainda informações essenciais para a participação nas provas, como número de inscrição, data, horário e local do exame. Embora não seja obrigatório, a organização recomenda que o cartão seja impresso e levado no dia da prova, a fim de facilitar a organização e a localização dos locais de aplicação.

O que levar para a o CNU 2025

É obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto, válido e em bom estado. São aceitos RG, CNH, passaporte e documentos funcionais previstos em lei. Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e Identidade Digital, apenas serão aceitos se apresentados abertos nos aplicativos oficiais, ou seja, não serão aceitas fotos, prints, arquivos em galeria, cópias simples ou autenticadas, nem documentos danificados ou ilegíveis.

Candidatos devem levar também a própria caneta esferográfica, que deve apresentar tinta em coloração preta ou azul e ser feita de material transparente.

Quem possui necessidade de próteses, pinos, placas ou outros dispositivos médicos metálicos deve levar o respectivo comprovante.

É permitido levar garrafa de água transparente e sem rótulo ou lanches leves em embalagens também transparentes e sem rótulo. Estão proibidos:

  • Celulares, smartwatches, fones de ouvido, tablets, calculadoras e outros dispositivos eletrônicos

  • Relógios de qualquer tipo

  • Papéis soltos, anotações, livros ou materiais de consulta

  • Bonés, chapéus ou acessórios de cabeça (exceto por motivos religiosos ou de saúde)

  • Bolsas, mochilas e estojos

Quem estiver portando um dos itens proibidos deverá guardá-lo em um envelope de segurança lacrado oferecido pela organização, que poderá ser aberto apenas após fora do local de prova.