Co-fundador da Quinto Andar, André Penha deixou seu cargo como CTO da maior imobiliária digital do país em julho e, agora, anuncia sua nova empreitada. O executivo assume a posição de CEO da IBBX Wireless Energy, startup fabricante de equipamentos capazes de funcionar sem tomadas ou baterias. Penha seguirá no Quinto Andar apenas como membro do Conselho.

Os sistemas da IBBX transformam ondas magnéticas do ambiente em energia móvel. Seu primeiro uso foi em sistemas de monitoramento utilizados em manutenção preditiva em parques industriais. A empresa pretende oferecer seu sistema de energia sem fio ou baterias a outros fabricantes de hardware.

+Prédio da sede do Quinto Andar administrado pela WeWork é alvo de ação de despejo

“Para mim, a IBBX pode mudar radicalmente como funciona o mundo,” afirma Penha sobre a empresa em que assume a liderança. “Reduzir baterias e eliminar fios, além de resolver uma dor de muita gente, é uma missão ecológica. Baterias têm metais pesados – quanto menos delas, melhor o mundo fica”, completa.

“Todo mundo vai querer que o seu celular funcione sem precisar ligar no carregador, ou que sua câmera de segurança possa ser instalada em qualquer lugar, mesmo longe de uma tomada”, diz o novo CEO. “A gente é melhor que plug and play – é praticamente só play”, brinca.

A IBBX tem ainda menos de 70 funcionários, mas já fabricou mais de 1500 sensores. Os produtos estão instalados em mais de 70 plantas industriais de grandes empresas, como Unilever e Embraer. Suas patentes estão válidas em múltiplos territórios, como Brasil, União Europeia e Estados Unidos, onde mantém parte de sua operação.