Autoridades norte-americanas decidiram, nesta quarta-feira (14), manter a suspensão do uso da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19 até que se tenha mais informações sobre efeito colateral, que pode ter causado coágulos sanguíneos em algumas pessoas. O comitê se reunirá novamente em algumas semanas para avaliar mais dados que devem estar disponíveis.

Seis mulheres nas últimas semanas e um homem em um ensaio clínico anterior desenvolveram uma rara combinação de coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas cerca de duas semanas depois de receberem uma dose da vacina. Um oitavo caso com sintomas semelhantes ainda está sob investigação, conforme o USA Today.

+ Coágulos: EUA resgistram morte e complicações após vacina da Johnson & Johnson

O Comitê Consultivo em Práticas de Imunização dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças se reuniu na quarta-feira para discutir os casos. Na terça-feira, a Food and Drug Administration e o CDC recomendaram uma pausa na administração da vacina após relatos de coágulos sanguíneos em um pequeno número de pessoas.

Os raros coágulos sanguíneos foram relatados em sete dos 7,2 milhões de norte-americanos que receberam a vacina J&J. Os seis casos recentes ocorreram em mulheres de 18 a 48 anos, sendo que uma morreu e uma foi hospitalizada em estado crítico.