A Coca-Cola, a Ambev e a PepsiCo anunciaram nesta quarta-feira, 22,  que a partir de agosto as empresas deixarão de vender refrigerante a  cantinas de escolas com crianças de até 12 anos e oferecerão apenas água  mineral, suco, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios  nutricionais específicos.

As companhias afirmaram em  comunicado que a estratégia faz parte de uma “mudança no portfólio de  bebidas para escolas em todo o País”. Segundo as três empresas, a venda  de produtos nos colégios terá foco em hidratação e nutrição a fim de  contribuir para uma alimentação mais equilibrada.

“A  obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as  empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução”,  declararam a Ambev, a Coca e Pepsi. “No momento do recreio, os alunos  têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e  responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade  suficiente para tomar decisões de consumo.”

As empresas  disseram que a mudança foi baseada em conversas com especialistas em  saúde pública, alimentação e nutrição, “além de profissionais e  instituições ligadas aos direitos das crianças”.

Distribuição

O  comunicado informou que a política valerá para as cantinas que compram  diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. “Em relação às  demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda  (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma  ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão  convidados a se unir à iniciativa.”

As três companhias  declararam que estão em contato com Associação Brasileira da Indústria  de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir) para que essas  diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o  setor.