Uma coleção com 42 Corvettes foi leiloada neste fim de semana em Indianápolis (EUA) por US$ 1,3 milhão (R$ 6,2 milhões). Os veículos pertenciam a Richard Foster, que montou sua coleção somente com modelos caracterizados como Pace Car da 500 Milhas de Indianápolis, principal corrida do automobilismo norte-americano.

Formada em sua maior parte por réplicas, já que a Chevrolet costuma vender kits de personalização para o Corvette iguais aos usados no evento, a coleção de Foster tem três carros que realmente estiveram no lendário circuito oval de 2,5 milhas de extensão (pouco mais de 4 quilômetros).

Pace Car é o carro que “puxa” o grid de largada e sai de cena pouco antes de a largada (em movimento) ser autorizada. Também entra na pista em momentos de acidentes, para organizar o ritmo e a ordem dos participantes.

+ Tesla vem pegando fogo e ocorrências invadem redes sociais

Entre eles está um dos seis Corvettes utilizados na corrida em 2005, mesma situação de um Corvette Z06 do ano 2006. Outro destaque é um modelo 2004, caracterizado como Pace Car e que foi usado no desfile de pilotos que antecedeu a corrida.

O Corvette tem uma longa história como Pace Car da 500 Milhas de Indianápolis, exercendo essa função em 18 dos últimos 44 eventos. O primeiro deles foi em 1978, ano em que o modelo celebrava seu 25º aniversário.

coleção
O Corvette 1978, o primeiro a ser usado como Pace Car em Indianapolis, está na coleção. (Crédito:Reprodução Mecum Auctions)

Foster disse que começou a colecionar os pace cars e réplicas para marcar cada edição da Indy 500 (como a prova é chamada nos Estados Unidos) que ele assistiu.

Se o comprador for dar continuidade a coleção de Richard Foster, é bom ficar atento, já que neste domingo (29) será realizada 106ª edição da corrida, com mais um Corvette a frente dos 33 carros que disputarão a prova.

Coleção
A coleção também conta com o modelo usado na corrida em 2021 (Crédito:Reprodução Mecum Auctions)