Eles pisaram pela primeira vez na passarela durante o desfile da coleção outono-inverno 2022-23 da marca Off-White™ na semana de moda de Paris, encerrada no início de março. Desenhados por Virgil Abloh (1980-2021), o visionário estilista que foi diretor artístico de vestuário masculino da Louis Vuitton antes de criar a grife Off-White™, evidenciam a obsessão do designer em reinterpretar clássicos.

Neste caso, o calçado Burwood, lançado pela britânica Church’s em 1953. Parece antigo? Pois saiba que a marca de footwear remonta a 1617, quando Anthony Church, um mestre sapateiro, colocou seu nome entre as confecções mais cobiçadas de calçados artesanais em Northampton, na Inglaterra. Hoje com 62 lojas, a marca está presente em Londres, Paris, Edimburgo, Milão, Berlim, Hong Kong, Cingapura, Tóquio, Seul, Xangai e Pequim. Na coleção “genderless” (sem gênero) criada por Abloh para a Off-White™, o tradicional modelo oxford ressurge com identidade contemporânea.

O couro escovado preto substitui a camurça marrom e a frase “Special Events” impressa em branco adorna a parte externa do sapato. À venda nas lojas Off-White™, na rede Chruch’s e no site church-footwear.com, por 1.250 libras. Detalhe: é para ser usado com a tag de plástico verde.

(Nota publicada na edição 1267 da Revista Dinheiro)