O Colégio Visconde de Porto Seguro, tradicional instituição de ensino de São Paulo, anunciou a construção de um novo campus, o quinto da organização. A nova escola ficará em Porto Feliz, na região metropolitana de Sorocaba, e a previsão é de que o prédio seja inaugurado em 2027.

A escola já possui unidades em Valinhos, no interior do Estado, e outras três na capital – Morumbi, Vila Andrade e Panamby, todas localizadas na zona sul da cidade.

Conforme anúncio do colégio, o Porto Seguro assinou um memorando de entendimento com a JHSF, empresa do setor imobiliário, para a instalação de mais uma escola da marca dentro de um loteamento da incorporadora.

Em comunicado divulgado nas redes, a escola afirma que a expansão visa atender a uma demanda de famílias da região de Sorocaba “por uma educação plurilíngue, internacional e de excelência”. O Porto Seguro oferece proficiência nos idiomas de alemão e inglês dentro do curso regular.

Na nota, o colégio não informou o tamanho do novo prédio, a capacidade de estudantes que poderão se matricular e se o ensino desta nova unidade será direcionada para uma faixa etária específica. “Detalhes adicionais serão divulgados futuramente, conforme a evolução do projeto”, acrescentou a instituição no comunicado.

O colégio foi fundado em 1878, sob o nome da “Sociedade por Ações Escola Alemã”, pelo cônsul honorário da Alemanha Bernhard Staudigel e um grupo de compatriotas. Em 7 de janeiro do ano seguinte, a Deutsche Schule abria as portas no centro de São Paulo, na Rua Florêncio de Abreu. Pouco mais de 50 alunos passaram a estudar na instituição.

A escola foi rebatizada de Colégio Visconde de Porto Seguro na década de 1940, quando a entidade sentiu as dificuldades inerentes da Segunda Guerra Mundial e também por causa de uma política de nacionalização do então presidente Getúlio Vargas.

Assim, como forma de homenagear o historiador e diplomata brasileiro de origem germânica Francisco Adolfo de Varnhagen, a associação mantenedora do colégio alterou a nomenclatura para esta que perdura até os dias de hoje.