03/02/2020 - 16:10
São Paulo, 3 – A colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira, 30, 9% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa atraso ante igual período do ano passado, quando a colheita estava em 19% da área, mas está em linha com a média de cinco anos. Na comparação semanal, a área colhida avançou cinco pontos porcentuais.
De acordo com a consultoria, Mato Grosso segue liderando os trabalhos de campo, com 28% da área colhida.
“Os produtores do Estado conseguiram colher nos intervalos das chuvas da semana passada e aceleraram o máximo que puderam devido à previsão de grandes volumes de chuva para esta primeira semana de fevereiro”, informa a AgRural em comunicado divulgado nesta segunda-feira.
Nos demais Estados, que tiveram atraso no plantio, a consultoria ressalta que a colheita ainda é incipiente e só deve ganhar mais fôlego na segunda quinzena de fevereiro. “Ainda que possam causar contratempos à colheita, as chuvas previstas para os próximos dias para grande parte do País são bem-vindas porque favorecem o desenvolvimento das lavouras, incluindo as do Matopiba e do Rio Grande do Sul”, diz a AgRural.
A AgRural estima que a produção de soja do País na safra 2019/20 deve atingir recorde de 123,9 milhões de toneladas. A projeção será atualizada na primeira quinzena de fevereiro.