A Marinha da Colômbia apreendeu um submarino improvisado que carregava drogas no oceano Pacífico, perto da costa do país, nesta terça-feira (14). Ele levava dois homens mortos, 2,6 toneladas de cocaína e outros dois sobreviventes em más condições de saúde, segundo informações das forças armadas do país.

A embarcação, que tem cerca de 15 metros, estava carregando exatos 2.643 quilos de cocaína, avaliados em cerca de US$ 87 milhões.

“As condições frágeis de saúde dessas pessoas é provavelmente resultado de inalação de gases tóxicos liberados por conta de problemas no compartimento de combustível do submarino”, afirmou o capitão Cristian Andres Guzman Echeverry em vídeo divulgado pela Marinha da Colômbia (que pode ser visto abaixo).

+ Lei de rendição da Colômbia não perdoará traficantes de drogas, diz ministro da Justiça

+ Colômbia e rebeldes do ELN dão primeiros passos na direção de cessar-fogo

Segundo as autoridades colombianas, ele estava a caminho de países da América Central (que muitas vezes são usados como entrepostos para levar a carga até os Estados Unidos, onde a droga multiplica em valor). A captura da embarcação, disseram, preveniu que 6 milhões de doses de cocaína fossem vendidas.

“A Marinha da Colômbia continuará a usar todas suas capacidades para acabar com o flagelo das drogas e do narcotráfico em nosso país”, concluiu Echeverry no final do vídeo.