Para o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, as concessões foram um sucesso no Brasil. Braço aeroportuário do grupo que atua em concessões de estradas e rodovias e na mobilidade urbana com trens e metrôs, a CCR Aeroportos reúne um portfólio de 17 aeroportos no Brasil e três no exterior.

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A mais recente aquisição da empresa foi o bloco Sul do programa de concessões do governo federal, que garantiu a administração, por 30 anos, dos aeroportos de Curitiba (PR), em São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Bacacheri (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS).

“Investimentos em aeroportos há 10 anos e hoje somos um dos maiores operadores de aeroportos da América do Sul. Estamos felizes com investimentos que fizemos. E agora, com esse setor [de concessões aeroportuárias] consolidado, o grande foco é agora a fase de entrega dos investimentos estruturantes”, conta o CEO.

Essa é a fase, explica Fabio, em que se dá uma “cara nova” ao aeroporto, com ampliação de terminal, melhorias na sala de embarque, em banheiros, sinalizações, lojas e, em alguns, um retrofit. “Essa é a parte em que o cliente, o viajante, percebe os investimentos”.

Na parte em que o “viajante não vê”, entram a segurança aeroviária, aumento de capacidade de receber aeronaves, extensão de pista, mudanças no taxiamento, e reforço nos equipamentos de segurança.

Caribe

Além dos aeroportos no Brasil, a CCR opera três em territórios no exterior. Quito, capital do Equador, San Jose, na Costa Rica, país da América Central, e Curaçao, ilha no Caribe.

Apesar de considerar que no Brasil os contratos de concessões são bastante desenvolvidos e já avançaram bastante, Russo avalia que nas concessões internacionais, os contratos têm um pouco mais de “flexibilidades”, com obrigações contratuais que podem mudar para acompanhar variações da demanda.

“Os contratos internacionais são diferentes do Brasil. Eles têm um compartilhamento de riscos mais equilibrado que dos contratos brasileiros. É previsto, por exemplo, que se sente com o governo de tempos em tempos e refaça projeção de investimentos. Então o risco que corre é menor, existem mecanismos claros de repactuar isso.”

Turismo

Os investimentos elencados por Russo, previsto nos contrato de concessão, vem acompanhado de campanhas para promover os destinos. Aqui, a “prima” que atua na mobilidade urbana ajuda com a exibição da comunicação em seus vagões.

No turismo nacional, as principais apostas estão no Maranhão e no Tocantins, com a recente popularização de destinos como São Luiz (MA), Lençóis Maranhense (MA) e Imperatriz (MA), e Jalapão (TO).

“São destinando que estão despontando no turismo nacional, com toda a beleza da gastronomia nordestina e nortista”, avalia Russo.

Foz do Iguaçu (PR) e Vale do Itajaí (SC) são outras regiões que estão atraindo mais visitantes brasileiros .

No exterior, além da Costa Rica, que atrai muitos turistas pelas belezas naturais e a relação do país com o turismo ambiental, Curaçao foi o mais recente reforço na publicidade de destinos. A Azul, por exemplo, aumentou a frequência de voos saindo de Belo Horizonte – aeroporto sob concessão CCR – para lá.

Varejo

A companhia também tem planos de aumentar sua receita na parte comercial. Segundo russo, a empresa vem “vem dando alguns saltos” na ocupação de espaços vazios em alguns aeroportos. O plano é expandir em 80% a ocupação do varejo em suas administrações até 2027 em relação ao período em que assumiram a concessão.

A estratégia será focar no varejo regional, com foco turístico, com mais ofertas de produtos locais, incluindo alimentação, nos aeroportos administrados.

Os aeroportos sob concessão da CCR:

Brasil

Bacacheri (PR) | BFH
Bagé (RS) | BGX
Confins (MG) | CNF
Curitiba (PR) | CWB
Foz do Iguaçu (PR) | IGU
Goiânia (GO) | GYN
Imperatriz (MA) | IMP
Joinville (SC) | JOI
Londrina (PR) | LDB
Navegantes (SC) | NVT
Palmas (TO) | PMW
Pampulha (MG) | PLU
Pelotas (RS) | PET
Petrolina (PE) | PNZ
São Luís (MA) | SLZ
Teresina (PI) | THE
Uruguaiana (RS) | URG

Exterior

Costa Rica | SJO
Quiport | UIO
Willemstad | CUR