O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% dos votos válidos e, dentro da margem de erro, mantém a possibilidade de ser eleito para um novo mandato já no primeiro turno. O dado é da nova pesquisa do Ipec, o antigo Ibope.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos, o que significa que Lula teria de 48% a 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. No início da semana passada, o petista também atingia 50% do total de votos quando excluídos os nulos e em branco.

+ Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno, diz Ipec

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, tem agora 35% dos votos válidos. Na rodada anterior, ele tinha 37%.

O cálculo dos votos válidos desconsidera brancos e nulos (que somam 6% das respostas ao Ipec) e também os eleitores que não responderam (5% da amostragem da pesquisa).

No quadro geral da disputa, quando são levados em conta todos os eleitores ouvidos pelo Ipec, Lula tem 44% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Bolsonaro alcança 31%. Ciro Gomes marca 8% e Simone Tebet, 4%.

O Ipec entrevistou presencialmente 2.512 eleitores entre 2 e 4 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00922/2022.