O governo do Uruguai anunciou que começará a vacinar turistas que entrarem no país a partir do dia 1º de novembro. No entanto, não são todos que poderão ir para o país vizinho se imunizar.

Neste momento só vão poder tomar as doses os idosos que ainda não tomaram a terceira fase e crianças e adolescentes de 12 a 18 anos que vivem em países em que essa faixa etária ainda não foi contemplada. Adultos estrangeiros não estão na lista, já que para entrar no país será preciso ter a imunização completa com duas ou a dose única.

+Suíça cobrará por certificado de vacinação para turistas

Segundo o ministro Tabaré Viera, o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou já aprovou a medida, falta agora o aval do Ministério da Saúde para que o projeto seja oficializado.

Desde o dia 1º de setembro, brasileiro que provar ter terras ou imóveis no país já pode entrar no Uruguai. O restante terá que esperar até o dia 1º de novembro.

Ainda não há detalhes sobre como será o cronograma e nem qual o imunizante será ofertado, mas a tendência é que seja o da Pfizer, único até agora que foi aprovado em adolescentes.

O país foi considerado um oásis na pandemia de coronavírus e está com a média móvel muito baixa, por já ter 75% da população totalmente imunizada. Há dias em que não é registrada nenhuma morte da doença por lá.