Um anúncio no Facebook promete um seguro odontológico sem custo nos Estados Unidos para idosos, um grupo fortemente afetado pelos custos médicos crescentes. Outro, no Instagram, oferece alimentos gratuitos em troca de um e-mail e um telefone. Apesar de tentadores, estes anúncios são, na melhor das hipóteses, enganosos.

O problema do telemarketing enganoso de serviços de saúde é tão grave que um comitê do Congresso ordenou que 15 estados iniciem as investigações correspondentes. Grandes empresas de seguros, preocupadas com sua reputação e possíveis multas, o levam em conta.

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“Se é possível ganhar dinheiro encontrando consumidores para determinado produto ou serviço, é possível que alguma empresa esteja tentando fazer com que as pessoas cliquem em links do Facebook”, disse John Breyault, especialista em fraude da Liga Nacional de Consumidores.

Entre 2020 e 2021, as reclamações de dezenas de milhões de americanos de 65 anos ou mais, aptos para o seguro federal, mais que dobraram, segundo os centros de serviço de saúde Medicare e Medicaid.

Várias denúncias mencionam companhias que vendem planos da Medicare Advantage, fornecidos por empresas privadas.

As ofertas online examinadas pela AFP fazem alusão a benefícios genuínos em alguns destes planos. Por exemplo, são oferecidos “cartões flexíveis” a usuários com doenças crônicas para ajudá-los a pagar despesas.

“Com a inflação corroendo boa parte do dinheiro das pessoas para coisas como alimentos e gasolina, entre outras despesas diárias, um anúncio que te promete ajudar nisso pode ser particularmente atraente”, diz Breyault.

Anúncios de seguros odontológicos e cartões de supermercados têm circulado amplamente nas redes sociais desde janeiro de 2022, quando começaram as solicitações ao Medicare Advantage.

Mas os benefícios só estão disponíveis para um público comparativamente menor. E, assim como os idosos, cidadãos não assalariados também são afetados pela inflação galopante. Eles podem ser enganados para mudar seus planos nas solicitações de subscrição à Medicare em outubro, alertam os defensores dos consumidores.

– “Dinheiro em jogo” –

Nos últimos nove meses, dezenas de páginas do Facebook promoveram cartões de supermercado e seguros odontológicos em centenas de publicações – em inglês e espanhol -, algumas das quais são promovidas como publicidade e em seguida, retiradas por violar as políticas da plataforma, como mostra uma análise da AFP.

Uma página do Facebook chamada Senior Savings Club promovia um site na internet, prometendo “um cartão de gastos de supermercado grátis” em dezenas de publicações, segundo a biblioteca de anúncios do Facebook (Ad Library), um arquivo público de anúncios pagos nas plataformas da Meta.

O link de termos e condições do site redirecione para outra página web da Assurance IQ, subsidiária da companhia de seguros americana Prudential Financial. Bill Launder, porta-voz da empresa, disse que uma empresa de marketing foi a encarregada de criar o anúncio de vídeo.

“A Prudential, através de sua unidade de negócios Assurance IQ, terminou essa relação de marketing de afiliação devido a preocupações com práticas de marketing enganosas”, explicou Launder à AFP.

Outras companhias de marketing também parecem continuar publicando no Facebook anúncios e publicações relacionadas com promessas enganosas.

Uma conta no Facebook que compartilhava um site de “benefícios odontológicos e oftalmológicos sem custos”, o que usualmente o Medicare não cobre, é administrada pela WeCall Media. A empresa, baseada na Carolina do Norte, diz sobre seu site que esta gera contatos para clientes como Assurance e State Farm, outras seguradoras.

David Lipschutz, diretor-associado do centro de apoio da Medicare, disse que há “incentivos muito fortes” para as companhias que imporem planos do Medicare Advantage sobre outros planos de saúde federais porque os agentes podem obter mais comissões.

“Há muito dinheiro a gastar e muito dinheiro em jogo”, assegura Lipschutz.

Contactada pela AFP para receber seus comentários, a empresa WeCall ainda não respondeu.

– “Andar com cuidado” –

Em comentários de dezenas de publicações revisadas pela AFP, usuários do Facebook disseram que nunca receberam os cartões de supermercado ou os serviços odontológicos prometidos, e a busca destas ofertas podem levar a consequências indesejadas.

Em carta de maio de 2022 a líderes do Congresso, a Associação Nacional de Comissionários de Seguros disse que os estados experimentaram um aumento das queixas de usuários sobre “práticas de marketing confusas ou inapropriadas” que levem as pessoas a se inscrever em planos “sem entender adequadamente sua cobertura”.

“É possível que algumas pessoas obtenham algo do que está sendo promovido”, disse Lipschutz. “Mas o que se omite por completo é que é preciso aderir a um plano X para fazê-lo, o que poderia mudar totalmente sua cobertura de saúde”.

Para evitar ser enganado, Amy Nofziger, diretora de apoio às vítimas de fraude na AARP, antes conhecida como a associação americana para aposentados, sugere aos usuários “andar com cuidado e fazer sua própria investigação”.

“Muitos dos anúncios que há nas redes sociais não são revisados como a gente acredita que estejam”, assegura.