23/03/2015 - 0:00
A polêmica gerada pela nova novela da Rede Globo, Babilônia – alvo de comentários inflamados e até mesmo de um boicote estimulado via redes sociais -, é um bom exemplo de como a internet se transformou em arena fundamental na formação da opinião pública.
Babilônica gerou barulho logo no primeiro capítulo ao exibir um beijo entre duas personagens da terceira idade – interpretadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Trata-se de uma novidade na TV brasileira.
A reação nas redes sociais foi imediata. A timeline do Facebook foi tomada por uma avalanche de comentários, favoráveis e contrários. Mas a situação ganhou outros contornos quando, na quinta-feira (19/3), a Frente Parlamentar Evangélica defendeu, por meio de uma nota assinada por seu presidente, deputado João Campos (PSDB-GO), o boicote à novela.
Bombaram no Facebook
O importante a observar aqui é que os parlamentes evangélicos encontraram nas redes sociais, com destaque para o Facebook, a ferramenta ideal para engajar pessoas na campanha.
Com as mensagens contra a novela, o senador Magno Malta (PR-ES), por exemplo, bombou no Facebook. No dia do lançamento do boicote (19/3), ele postou um cartaz virtual com o título “Diga não – Babilônia. Não dê audiência a essa novela que vem para destruir a família brasileira”.
Foram mais 127 mil curtidas, 14 mil comentários e quase 390 mil compartilhamentos. É muito superior à repercussão média de seus posts, que oscilam entre cinco e sete mil “likes’, 300 e 500 comentários e até mil compartilhamentos .
No dia 21, ele postou “cai audiência da novela Babilônia bombardeada
por críticas de vários setores da sociedade civil”. Recebeu mais de 28 mil curtidas, 3,2 mil comentários e 4,6 mil compartilhamentos.
O deputado João Campos, que não é tão versado nas redes sociais quanto Malta, também viu seu alcance na rede aumentar.
Antes da campanha, suas postagens no Facebook contavam com algo entre 50 e 100 curtidas, 50 comentários e menos de 10 compartilhamentos. O post em que reproduziu a nota da Frente Parlamentar – assinada por ele, vale lembrar, explodiu: quase sete mil curtidas, 13,4 mil compartilhamentos e 5,3 mil comentários.
Queda de audiência
Os dados do Ibope mostram que a audiência da novela caiu ao longo da semana passada. Babilônia estreou com 33 pontos na Grande São Paulo. Na quarta e na quinta, caiu para 29. Na sexta-feira, (20/3), com base em dados preliminares do instituto, fechou com apenas 25, segundo o site Notícias da TV.
Não é possível afirmar que o boicote foi o responsável direto pela diminuição da audiência. Mas também faz sentido imaginar que a repercussão do beijo lésbico na terceira idade influenciou decisivamente nesse desempenho – o boicote deve ser visto dentro desse contexto.
Jogo da opinião pública mudou
Seria possível listar outros exemplos, mas o caso dos dois congressistas mostra bem que o jogo da opinião pública não pode mais prescindir das redes sociais.
Isso já ocorre com protestos, passou a acontecer nas eleições e também em campanhas em torno de causas – contra a construção da usina de Belo Monte, desperdício de água, a favor do uso da bicicleta e na defesa padrões diferentes de beleza feminina, entre tantos exemplos.
É um sinal claro de que a disputa da opinião pública se tornou um processo mais fragmentado, instantâneo e complexo. E mais digital.