No mundo do café, poucas trajetórias são tão marcantes quanto a da 3 Corações. Fundada em 1959, a empresa que era uma pequena torrefação se transformou em uma das maiores referências do mercado brasileiro, destacando-se por sua gama de produtos de alta qualidade. Com mais de 30 marcas distribuídas pelo território nacional, atendendo ao diferente paladar de cada região, desde o tradicional pó de café torrado e moído até inovações como o café solúvel, cápsulas e máquinas de café espresso, a 3 Corações se consolida cada vez mais como líder nacional no segmento de cafés e um dos players mais importantes do agronegócio brasileiro.

Nos últimos anos, a estratégia do grupo resultou em um grande salto no faturamento.
Saiu de R$ 7 bilhões em 2021 para R$ 9,7 bilhões em 2022, R$ 9,8 bilhões em 2023 e com expectativa de crescer mais 5% em 2024, passando da casa dos R$ 10 bilhões.
A companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), nove plantas fabris, duas unidades de compra e beneficiamento de café verde (Armazéns), uma unidade corporativa integradora e a Escola de Serviços e Sabores.
Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no País e também exporta para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.

O contínuo bom desempenho é sustentado pelas premissas de inovação, tradição e diversificação. Baseada nesses pilares que a companhia lançou, no final de maio, o Centro Rituais de Cafés Especiais 85+, em Varginha (MG), em uma iniciativa que estreita os laços com o produtor, fomenta o cultivo de cafés especiais sustentáveis e promove novas experiências para o consumidor.

O espaço abriu suas portas no dia 24 de maio, Dia Nacional do Café, com a presença de representantes de diferentes cooperativas, produtores de café, organizações e entidades setoriais, além do presidente do Grupo 3corações, Pedro Lima. “O Centro Rituais de Cafés Especiais 85+ nasce para ser um grande parceiro dos produtores de café. Para isso, está estruturado em seis grandes iniciativas que agregam valor a toda a cadeia produtiva”, afirmou o presidente.

(Divulgação)
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Fazendas de café e a fábrica no Rio Grande do Norte, onde se produz mais de 30 produtos entre 40 sabores de cafés, bebidas cremosas, chás e cápsulas

A estimativa é de que o Centro Rituais de Cafés Especiais (cafés com classificação acima de 85 pontos na escala de 0 a 100) comercialize mais de 250 mil sacas de cafés especiais no primeiro ano de operação. “Está no DNA do Grupo 3 Corações a preocupação genuína com todas as pessoas que fazem parte dessa relevante cadeia produtiva e o senso de responsabilidade com o desenvolvimento do setor cafeeiro no Brasil”, disse o executivo, ao frisar que há quase dez anos idealiza e implementa projetos proprietários com foco no universo de cafés especiais, ampliando o relacionamento com os produtores que respondem por colheitas cuidadosas de cafés especiais e de microlotes.

Para ele, verdadeiras joias. “O Centro Rituais é a materialização desse sonho, evidencia nossos esforços para gerar impacto positivo, reconhecimento e prosperidade para todos”, afirmou Lima.

Ainda segundo o presidente da empresa, o consumo de cafés especiais no Brasil deu um imenso salto na última década. De acordo com Lima, em 2014 o volume vendido de cafés especiais era de cerca de 150 mil sacas, enquanto hoje são vendidas mais de 1,3 milhão de sacas. “Nosso desafio agora é conquistar o mercado internacional com os produtos premium já industrializados, não somente exportar o grão. Temos tecnologia de torra e armazenamento, nossos produtos têm um tempo de prateleira alto.” Para o executivo, o caminho é fazer um bom marketing, como fizeram os colombianos anos atrás.