A Nestlé acaba de lançar uma coleção de NFTs (Token Não-Fungível, em português) que resgata os cards nostálgicos da marca de chocolates Surpresa para apoiar a SOS Mata Atlântica. Serão 10 artes originais e mais 40 réplicas, com variações de fundo e cores em relação.

Resumo:

  • Nestlé aposta em NFTs para campanha para o SOS Mata Atlântica;
  • Cinco artistas plásticos brasileiros criaram 10 artes principais que terão réplicas de imagens de animais ameaçados de extinção convertidas em NFTs;
  • Toda a verba arrecadada será destinada para ações ambientais da organização.

+ Doces clássicos: Nestlé lança edição limitada de latas colecionáveis

Os 10 tokens com artes principais custam R$ 500 – já suas réplicas giram em torno de R$ 25 a R$ 250. Todos estarão disponíveis para compra a partir do dia 20 de junho pelo site. Todo o valor arrecadado com a venda dos cards será destinado para a preservação do bioma.

A fonte de inspiração foram os cards colecionáveis da edição especial Mata Atlântica, produzidos pela marca Surpresa em 1987, que exibiam a fauna rica do bioma. Neste cenário, a equipe de inovação da Nestlé concebeu um plano para potencializar ainda mais suas iniciativas na Web3 e tokens digitais.

A iniciativa conta com a participação de cinco artistas plásticos brasileiros: Helena Cintra, Larissa Constantino, Rômolo D’Hipólito, Carla Barth e Vilson Vicente. Cada um possui uma linguagem proprietária e uma conexão com causas ambientais, trazendo personalidade e significado para as imagens exclusivas criadas.

“A Nestlé começa a navegar no universo da Web3 e da tokenização, antecipando novas possibilidades e oportunidades. Prova disso é o lançamento desse projeto, que une arte e tecnologia a serviço de um compromisso da companhia com a sustentabilidade”, explica Denis Chamas, Gerente Sênior de Inovação e Novos Modelos de Negócios da Nestlé Brasil.

A marca Surpresa foi um grande sucesso nos anos 1980 e 1990. O grande atrativo da marca foi sua proposta única de levar a temática animal com os bichos em relevo nas barras e com cards colecionáveis que vinham junto com o chocolate, que traziam imagens de diferentes espécies de animais divididos por ecossistema – no verso havia informações sobre nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades.