O turismo brasileiro se recuperou no pós-pandemia. O setor aparece como a terceira atividade econômica mais relevante do país. Dados do Ministério do Turismo (MTUR) apontam que o turismo internacional no Brasil registrou uma entrada recorde de dólares, totalizando US$ 616,1 milhões no período de janeiro a novembro de 2023. Além disso, o Brasil foi eleito o 3º melhor país para se visitar em 2024 pela revista britânica Wanderlust.

Na esteira do aquecimento deste setor, a WAM Group proprietária de 11 hotéis e 4 parques temáticos, atingiu um faturamento de R$ 1,2 bilhão em comercialização de multipropriedade e mais de 1 milhão de hóspedes em 2023. O CEO do grupo, Lucas Fiuza, projeta um crescimento de 20% para 2024, superando R$ 1,5 bilhão. 

+Ações da Ferrari disparam após confirmação de Lewis Hamilton na equipe de F1

Um dos fatores-chave para obter esse resultado foi o aumento em mais de 240% nas vendas online, impulsionadas pelo lançamento de um portal de e-commerce.

Perspectivas para 2024

Para 2024, Fiuza enfatiza o comprometimento contínuo da empresa em inovação, excelência no atendimento ao cliente e valorização do colaborador como estratégias-chave para sustentar o crescimento alcançado em 2023.

“Estar atualizado com a dinâmica da presença online é determinante para entender o que o mercado deseja e espera de nós. Por isso, focamos muito na estruturação do atendimento e presença online em paralelo a todas as ações físicas da reestruturação, tendo sucesso considerável medido de forma concreta pelo Reclame Aqui, que estava com nota 4 em junho de 2023 e terminamos o ano em quase 8”, declara Fiuza.

O CEO também revelou planos para expansão e diversificação dos serviços oferecidos pelo WAM Group. “Em 2024, além da mudança de postura no âmbito digital e posicionamento de marca, vamos voltar a expandir e agregar novos serviços a produtos que já temos como o WPass, nosso programa de fidelidade que fará parte do Projeto Turismo Brasileiro, uma parceria de clube de férias e otimização operacional que já foi publicamente anunciada e está sendo construída com outras grandes empresas do setor. Acreditamos que 2024 será um ano de expansão e consolidação da nossa posição como líderes no setor”, completa o CEO.

Crescimento do setor turístico brasileiro

Várias pesquisas demonstram que o interesse pelo turismo brasileiro está crescendo entre viajantes do mundo todo. Uma dessas pesquisas, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), revela que 64% dos brasileiros que tipicamente viajam têm a expectativa de aumentar os gastos com viagens de lazer em 2024. No âmbito internacional, o Brasil se destaca na categoria de viagens a lazer como o 1º lugar na propensão a aumento de gastos. Os resultados foram obtidos a partir da pesquisa Consumer Sentiment 2023, em que mais de 20 mil consumidores em 21 países foram consultados sobre suas expectativas em relação ao consumo de produtos e serviços em 34 categorias.

O sucesso do setor é atribuído a uma série de fatores, como a demanda reprimida pela pandemia e a valorização da imagem do país no exterior, descrito como um esforço contínuo realizado em diversas frentes ao longo dos últimos anos.