Com 4,5 milhões de usuários no Brasil, – marca atingida em 2023 – a empresa de tecnologia Zoho dá início a mais um investimento no país. O programa Zoho for Startups abre inscrições na semana do Startup Summit, evento do setor realizado em Florianópolis (SC), e convoca empreendedores para experimentarem sistemas promovidos pela multinacional de inovação e acesso à tecnologia nos negócios. As startups elegíveis podem ganhar até US$ 2 mil (aproximadamente R$ 10 mil) para usar as ferramentas da empresa indiana, especializada em software.

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Em sua segunda visita ao Brasil, a head global da Zoho for Startups, Kuppulakshmi Krishnamoorthy, inaugura oficialmente o programa anunciado em junho, ao lado da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). A multinacional de tecnologia pretende investir até R$ 1 milhão em 100 empresas dentro de um ano.

Segundo Kuppu, a meta é chegar a diferentes públicos, pensando em edutechs, agrotechs, entre outros segmentos aliados a tecnologias. Ao lado da ZFS, também está o Sebrae SC — por meio do programa Sebrae Startups  — para auxiliar na conexão de startups com a Zoho.

CRM, campanhas, desktop, ferramentas de mensagens e outros softwares fazem parte dos produtos da empresa indiana. Ferramentas simples e adaptáveis são o foco da multinacional para garantir o acesso tecnológico. 

O que a Zoho for Startups oferece?

O investimento de até US$ 2 mil se dará em forma de créditos para uso na plataforma da Zoho, que atualmente conta com mais de 55 produtos ligados à gestão do relacionamento com clientes, marketing digital, controle de despesas, atendimento ao cliente, entre outros. As empresas selecionadas terão até 360 dias para usufruir dos créditos em sua totalidade.

Quando trazemos o programa e tropicalizamos ele, viemos com propósito para trazer recursos para todos. A base está aqui em SC, mas atenderemos a nível nacional. Estamos também nos disponibilizando a trabalhar com empresas do Nordeste e outras regiões”, explica Hellym Ribeiro, gerente Zoho for Startups no Brasil.

Quem pode participar?

As startups interessadas precisam atender alguns critérios:

  • Fazer inscrição por intermédio de um dos hubs facilitadores;
  • Ser usuária gratuita da Zoho, sem histórico ativo ou prévio de assinaturas pagas;
  • Ser nova usuária do programa Zoho for Startups, sem histórico como beneficiária de créditos da Zoho – a Abstartups e o Sebrae-SC.

Em entrevista exclusiva para a IstoÉ Dinheiro, a head global da Zoho e idealizadora da Zoho for Startups, Kuppulakshmi Krishnamoorthy, mostrou entusiasmo com o início do trabalho no Brasil, principalmente considerando a regionalidade e a pulsação nacional do micro e pequeno empreendedorismo. Para ela, a integração Índia / Brasil pode render frutos quando se pensa em soluções tecnológicas.

“A demografia dos dois países indica que a maioria da população está na geração mais jovem e provêm de contextos socioeconómicos diversos, eventualmente levando a ideias diversas que se transformam em ideias de negócios que podem não só servir seu próprio país, mas também têm potencial para escalar globalmente. A proporção da população de Brasil e Índia versus o número de pessoas que estão ‘online’ também é bastante semelhante, levando a estudos de caso interessantes sobre como a indústria de TI está prosperando”, exemplificou a empresária.

Kuppu comemorou o feito de 50 apps debaixo do guarda-chuva da Zoho durante a palestra ‘Pessoas, Processos, Produtos: segredos para construir uma startup de sucesso’. “Como empresas de tecnologia, precisamos agradar e entender o cliente. Mas, como nos diferenciar das demais que estão lá fora também oferecendo soluções? [O segredo é que] nunca perdemos de vista quem somos e por que estávamos fazendo o que fazemos”, diz a head global da empresa.

Palestra no Startup Summit / Foto: Alessandro Silvas

Investimento do próprio bolso

Ainda no painel da Startup Summit, Kuppu salientou um dos principais pilares da Zoho, desde seu nascimento no sul da Índia: a empresa, conforme mostra seu slogan, é gerida com recursos próprios – uma bootstrap company.

“Não precisamos só olhar lucros e ganhar mais dinheiro. Temos a vantagem de sermos auto financiados, e queremos manter a cultura intacta”, explica Kuppu, ao salientar a importância da empatia e inteligência emocional na criação de startups.

A indiana promete retorno ao Brasil já em novembro. “Nosso objetivo é claro: queremos fazer parceria/colaborar com os principais players do ecossistema aqui no Brasil que são intencionais e apaixonados por capacitar as startups e fornecer a elas todo apoio que eles precisam”, finaliza Kuppu, que celebra mais de 12 anos na Zoho. 

A repórter viajou a convite da empresa