09/09/2015 - 17:58
A Apple anunciou nesta quarta-feira 9 as tão aguardadas novas versões do iPhone. Mas enquanto os modelos 6S e 6S Plus concentravam as expectativas de consumidores em todo o mundo, uma das principais novidades do evento realizado no Billy Graham Civic Auditorium, em São Francisco, foi o aceno da companhia americana para um segmento ainda pouco explorado em sua trajetória: o mercado empresarial.
Essa estratégia foi personificada no lançamento do novo iPad, batizado de iPad Pro. “Nós nos perguntamos como poderíamos levar o iPad ainda mais adiante”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “Hoje temos as maiores novidades no iPad desde o próprio iPad.”
A começar pela tela de 12,9 polegadas e 5,6 milhões de pixels, o novo iPad combina recursos mais robustos com elementos que aprimoram o desempenho do tablet. O dispositivo pesa 721 gramas e tem espessura de 6,9 milímetros, com autonomia de 10 horas de bateria e é 22 vezes mais rápido do que o iPad original.
Outros componentes reforçam a ideia da empresa posicionar o tablet como um produto mais voltado à produtividade e às aplicações profissionais. O iPad Pro terá como acessórios um teclado inteligente e uma caneta Stylus, a Apple Pencil. Esse último recurso, em especial, chegou a ser alvo de piadas de Steve Jobs, quando o primeiro iPad foi lançado, em 2010.
A guinada para o mercado empresarial foi destacada com algumas aplicações desenvolvidas para o iPad Pro. Em uma rara aparição em um evento da Apple, a Microsoft demonstrou alguns recursos do Office, seu famoso pacote de programas de escritório, no novo tablet.
A Adobe, outra empresa que se envolveu em uma polêmica com a companhia na época de Steve Jobs, também apresentou o Photoshop Fix, com uma série de ferramentas específicas, como reconhecimento facial e recursos que permitem alterar e aprimorar imagens com maior velocidade e precisão.
Outra aplicação foi mostrada pela 3D4Medical, com um aplicativo que permite, entre outras funções, simular procedimentos cirúrgicos.
Essa não é a primeira iniciativa da Apple rumo ao mercado corporativo. Há pouco mais de um ano, a empresa anunciou uma parceria com a IBM para desenvolver aplicativos para o iPad e o iPhone, voltados a segmentos como varejo, bancos, telecomunicações e companhias aéreas. Há duas semanas, a companhia fechou um acordo com a Cisco, para oferecer acesso mais rápido a usuários empresariais do iOS, seu sistema operacional.
A consultoria britânica de tecnologia CCS Insight escreveu em relatório que a tela maior e as demais especificações do iPad Pro tornam o dispositivo uma plataforma extremamente atraente para o mercado empresarial. “Mas o preço será uma barreira de entrada”, diz o texto.
Com modelos de 32 GB, 64 GB e 128 GB, o modelo será vendido em uma faixa de US$ 799 a US$ 1079 e estará disponível a partir de novembro, ainda sem previsão para o mercado brasileiro. Os acessórios serão vendidos separadamente. A Apple Pencil custará US$ 100 e o teclado US$ 170.
Os novos iPhones confirmaram as apostas que vinham sendo feitas pelo mercado. Uma das principais novidades é o 3D Touch, função que reconhece a intensidade do toque do usuário na tela e permite realizar uma série de atividades em um aplicativo, mesmo sem abri-lo.
Além da nova cor Rose Gold, os aparelhos também trazem uma câmera traseira de 12 megapixels – contra 4 megapixels da versão anterior – e a possibilidade de gravar conteúdos em 4K.
A Apple manteve o mesmo preço das versões anteriores, na faixa de US$ 199 a US$ 499 e anunciou um programa para que os usuários adquiram os dispositivos com pagamentos mensais a partir de US$ 32.
Outro destaque no evento foi a nova Apple TV. O box de TV da Apple também trouxe funções já esperadas, como a integração com o assistente pessoal Siri e os recursos para navegar por comando de voz, um novo sistema operacional, uma loja de aplicativos e a possibilidade de buscar conteúdos por meio de filtros extremamente específicos, como por exemplo, um episódio específico da série “Modern Family” com a participação do ator Edward Norton.
O Apple Watch completou o pacote de anúncios do evento. Com um novo sistema operacional, o vestível da Apple vai acrescentar em breve o Facebook Messenger à sua base de mais de 10 mil aplicativos. A empresa também apresentou novas cores e pulseiras do relógio, além de novidades como um aplicativo que permite, entre outras funções, acompanhar e medir os batimentos cardíacos de uma gestante e seu bebê.