05/10/2015 - 18:10
Plataforma online para serviços de reformas e construção, a IguanaFix anunciou hoje que recebeu uma nova rodada de investimento, a segunda desde o lançamento da startup, no início de 2014. O novo aporte, de US$ 3 milhões, é liderado pelo fundo americano de private equity Riverwood Capital, que tem participações minoritárias em empresas como a GoPro e a Nethoes. A rodada conta ainda com a participação do fundo mexicano Angel Ventures e de investidores-anjo da América Latina. “A maior parte desse recurso será investida na operação brasileira”, diz Matias Recchia, CEO e cofundador da IguanaFix. Além do mercado brasileiro, a novata está presente na Argentina e no México.
Recchia criou a Iguana Fix com Andrés Bernasconi. Antes da startup, a dupla argentina atuou como CEO e diretor de tecnologia, respectivamente, na Vostu, empresa de jogos sociais com sede em Nova York, mas que tinha o Brasil como principal mercado. “Queríamos empreender na América Latina, mas em um mercado com menos barreiras”, afirma Recchia, sobre a fundação da IguanaFix. Em dezembro, a startup já havia captado US$ 1,65 milhão de investidores-anjo.
A IguanaFix investe em um marketplace, que reúne profissionais como eletricistas, encanadores, pintores e pedreiros. A plataforma oferece dois modelos. No primeiro deles, os usuários solicitam orçamentos e escolhem com quem querem fechar o serviço. Na segunda modalidade, mais popular, os consumidores contratam diretamente a IguanaFix, que indica o profissionais mais adequados para prestar o serviço. Nas duas frentes, a startup cobra uma comissão do profissional, que varia de 7% a 20%.
Atualmente, o mercado brasileiro responde por cerca de 40% dos serviços prestados, com uma taxa média de 10 mil transações e 15 mil profissionais cadastrados. Com os negócios já consolidados na Argentina, o plano agora é tornar o Brasil a principal operação da companhia. Uma das prioridades é expandir o serviço no País. Hoje, a oferta está restrita a São Paulo e a Curitiba. Para 2016, a IguanaFix planeja entrar no Rio de Janeiro e dobrar o número de profissionais cadastrados.
Entretanto, mais que ampliar a oferta, o foco da empresa é fidelizar sua base atual de prestadores de serviços. Para isso, uma das ações será ampliar o time de desenvolvedores. A ideia é aprimorar os aplicativos criados para uso dos profissionais. Entre outros recursos, os programas ajudam a traçar a agenda de cada profissional, combinando sua localização com os serviços solicitados pelos usuários.