A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode chegar a ter 12 anos de validade. O prazo soma os dez anos de validade que serão concedidos a motoristas com até 50 anos, além da prorrogação da renovação da CNH para quem teve o documento vencido desde 1º de março de 2020.

Um dos pontos das novas leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entram em vigor a partir do dia 12 de abril, é o aumento da validade da CNH.

+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH em 14 estados e no DF
+ DetranSP prorroga prazos para renovar CNH e contestar multas; saiba tudo

Outro destaque é que, com o agravamento da pandemia, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deu aval para que os Detrans de cada estado tomassem a decisão sobre a prorrogação de prazos de serviços de trânsito (que incluem as renovações das CNHs vencidas) prorrogados por tempo indeterminado.

Desta forma, é possível que a prorrogação para a renovação da CNH se estenda por 2021 e chegue a dois anos, ao todo, já as vencidas que em 2020 já haviam ganho um mais ano de prazo. Assim, os motoristas, quando forem renovar, terão os dois anos do vencimento somados aos dez anos da nova validade.

Veja abaixo a lista de Estados que aderiram à prorrogação do vencimento da CNH:

-Acre

-Alagoas

-Amapá

-Amazonas

-Bahia

-Ceará

-Distrito Federal

-Goiás

-Mato Grosso

-Mato Grosso do Sul

-Pará

-Paraíba

-Pernambuco

-Piauí

-Rio de Janeiro

-Rio Grande do Norte

-Rio Grande do Sul

-Rondônia

-São Paulo

-Sergipe

-Tocantins