O TEDx São Paulo está de volta. Realizado na capital paulista desde 2009 sob licença da organização sem fins lucrativos criada a 30 anos na Califórnia com a missão de promover ideias, ele retorna no formato presencial após dois anos de pandemia. Não por acaso, o tema central do ciclo de palestras desta quarta-feira (16), a partir das 13h no Teatro Santander (no shopping JK Iguatemi), é Reconexões.

TED é uma organização conhecida por promover palestras curtas de grande impacto, que já foram traduzidas em mais de 90 idiomas. É também uma sigla para Tecnologia, Educação e Design. A letra x, minúscula, significa que é um evento organizado de forma independente.

+ Lula confirma que Brasil pedirá à ONU para sediar COP30 na Amazônia

O primeiro TEDx São Paulo teve por tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”. Desde então, as várias edições foram realizadas em locais como o auditório do Masp, a Sala São Paulo e até o estádio Allianz Parque. Além de São Paulo, o TED já foi sediado em outras cidades brasileiras, nas regiões Sul e Nordeste.

A escolha dos temas e palestrantes é sempre baseada em discussões pertinentes ao momento atual. No site tedxsaopaulo.com.br estão listados talks inspiradores sobre viagens, energia limpa, água, desenvolvimento de pessoas. Um deles traz Bill Gates, cofundador da Microsoft que criou uma organização sem fins lucrativos para buscar soluções para os problemas climáticos. A Breakthrough Energy levantou recentemente US$ 1 bilhão para desenvolver soluções de energia limpa.

Em sua palestra, Gates identifica os avanços e os investimentos necessários para reduzir o custo da tecnologia limpa, descarbonizar a economia e criar um caminho para um futuro limpo e próspero para todos. Assuntos que estão nas mesas de discussões da COP 27, que ocorre neste momento no Egito.

A reportagem da DINHEIRO irá acompanhar os talks desta tarde em São Paulo (os ingressos estão à venda pelo site sympla.com.br e trará novidades neste site a partir da quinta-feira (17). Acompanhe.