A pandemia não foi encerrada oficialmente mas o mundo parece voltar a uma certa normalidade. Nós negócios de viagem, o momento já é melhor do que o período pré-pandêmico. Ao menos para as plataformas digitais globais de viagem. Levantamento feito pela traveltech brasileira Onfly aponta que quatro grandes players registraram no terceiro trimestre de 2022 crescimento médio de 18% nas receitas, em relação a igual período em 2019, antes. Segundo o CEO da startup, Marcelo Linhares, responsável pela análise, esse e outros dados recentes apontam para o “melhor trimestre da história” no setor.

A pesquisa da Onfly apurou os resultados de quatro relevantes empresas de tecnologia que oferecem produtos e serviços de viagens, como hospedagem, locações e passeios. São elas a Airbnb, a Booking, a Expedia e a Despegar. O faturamento delas juntas foi de  receita de quase US$ 12,8 bilhões no terceiro trimestre de 2022, ante US$ 10,2 bilhões no mesmo período de 2019.

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O Airbnb teve o melhor desempenho relativo. A receita do terceiro trimestre de 2019 havia sido de US$ 1,6 bilhão, enquanto as vendas do mesmo período de 2022 foi de US$ 2,9 bilhões. Já o Booking teve o maior bolo orçamentário. Arrecadou US$ 5 bilhões de julho a setembro de 2019, ante US$ 6,1 bilhões em igual período do ano passado.

O CEO da startup que realizou o levantamento cita ainda o balanço divulgado em 26 de novembro pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o qual aponta para aumento de 65% a mais no número de pessoas viajando em 2022, em relação a 2019. “O levantamento da OMT indica que, entre janeiro e setembro de 2022, em torno de 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente, mais do que o dobro do número de viajantes no mesmo período de 2021”, afirmou Linhares, ao ressaltar que isso se reflete nos valores de receitas das quatro grandes players listadas pela Onfly.