11/02/2025 - 16:53
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) pediu a um tribunal que suspendesse seu processo contra a Binance, evidenciando uma nova abordagem para a indústria de ativos criptográficos sob a administração Trump.
A SEC fez o pedido em uma moção conjunta apresentada na noite de segunda-feira à bolsa de criptomoedas. Propôs uma suspensão de 60 dias enquanto uma nova força-tarefa, criada pelo presidente interino da SEC Mark Uyeda trabalha em uma estrutura regulatória para criptomoedas.
“O trabalho desta força-tarefa pode afetar e facilitar a resolução potencial deste caso”, afirma a moção. O tribunal federal em Washington ainda não se pronunciou sobre o pedido.
A SEC, então liderada por Gary Gensler, acusou a Binance e o fundador Changpeng Zhao em 2023 de uma série de violações de valores mobiliários. Ele alegou que a Binance operava bolsas não registradas, deturpava os controles comerciais e misturava os ativos dos investidores com os fundos da empresa. A Binance sempre disse que o caso não tinha mérito.
A Binance, a maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo, se declarou culpada separadamente naquele ano por violar os requisitos de combate à lavagem de dinheiro dos EUA e concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões. Zhao cumpriu quatro meses de prisão por uma acusação relacionada.
“Somos gratos ao presidente interino Uyeda por sua abordagem cuidadosa para garantir que os ativos digitais recebam o foco legislativo e regulatório apropriado nesta nova e dourada era do blockchain nos EUA e em todo o mundo”, disse um porta-voz da Binance na terça-feira. Fonte: Dow Jones Newswires