O Comitê de Saúde do Estado de São Paulo, que reúne médicos especialistas, estuda propor ao governador João Doria (PSDB) que todo o estado paulista volte ao estágio amarelo nas medidas de isolamento social. Nesta fase, os estabelecimentos podem abrir, mas com horário limitado.

Isso tudo acontece enquanto a grande São Paulo atinge o maior número de novas internações por covid-19 desde agosto. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, foram 872 novos pacientes internados em leitos de UTI e enfermaria nesta quarta-feira (25), deixando a média diária dos últimos sete dias em 726 pacientes.

+ Taxa de internação por covid-19 em SP é a maior desde agosto
+ Vazamento de senha do ministério expõe dados de 16 milhões de pacientes de covid

Anteriormente, o patamar mais alto recente aconteceu em 29 de agosto, quando foram feitas 919 internações e a média diária era de 775. Agora, a taxa de ocupação de leitos de UTI, que reúne hospitais públicos e privados, está em 57%, sendo que no começo deste mês estava abaixo dos 50%.

Ainda não existe uma previsão de lockdown por parte do governo Doria e Comitê de Saúde deve apresentar a proposta de recrudescimento na luta contra a covid-19 ainda nesta quinta-feira (26), segundo o jornal Folha de SP.

Atualmente, 25% da população paulista está em cidades na fase amarela e 75% na verde. O número de internações em todo o estado chegou a 1.503 e é o maior número desde o começo de setembro, quando registrou 1.524 internações.

A taxa de ocupação de leitos de UTI em SP está na casa de 50%.