A empresária e influenciadora digital Bianca Andrade, a Boca Rosa, viralizou com uma foto publicada nos stories do Instagram que mostrava seu roteiro de postagens do dia.

Nas instruções, havia desde os emojis que poderiam ser postados até mesmo instruções práticas para que, por exemplo, Bianca não postasse o horário no stories mostrando o seu café da manhã caso tenha acordado depois das 9h. As fotos com seu filho, Cris, também estavam no planejamento. “Mostrar algo fofo do nenein (sic) em no máximo 3 stories”, dizia.   

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O planejamento das postagens dividiu opiniões. De um lado estava quem acredita que a presença nas redes sociais precisa ser mais orgânica, e do outro quem defenda o planejamento de Bianca, já que se trata do trabalho dela. 

Ela mesma se posicionou em suas redes após o acontecido. “Eu não gravo o tempo todo naturalmente. Na verdade, esse planejamento foi apresentado pela minha equipe e aconteceu justamente por eu me enfiar tanto em reunião e trabalho, e às vezes não conseguir postar stories com periodicidade. Se vocês me acompanharem, vão ver que eu não sigo todos os dias o que está ali, e isso acaba me incomodando muito (…) Se deixar, passo o dia todo sem lembrar de postar, mas essa é a Bianca. A Boca Rosa é estratégica e se cobra”, disse. 

Instagram will load in the frontend.

Como começar um planejamento? 

Hoje em dia as redes sociais são um caminho para atingir potenciais clientes para vender produtos e seus próprios serviços. Mas se engana quem acredita que só uma conta nas redes sociais e um celular são suficientes. 

De acordo com Ana Caroline Seidler, Sales Manager da agência Samy Aliance, que trabalha com estratégias digitais de marcas como Microsoft, Nestlé, Netflix, LG, Unilever entre outras, a profissão de criador de conteúdo precisa ter uma organização como todas as outras. 

“Em qualquer profissão, temos que seguir alguns pilares, e isso passa por se organizar e se planejar para chegar ao sucesso. O digital é algo muito novo e muita gente não tem ideia de um planejamento e cronograma que tem por trás das publicações”, explicou. 

Entenda a sua audiência

Um dos pontos principais para traçar um planejamento de conteúdo que faça sentido é entender o que a sua audiência quer e onde ela está. 

Atualmente há várias plataformas que entregam conteúdos diferentes como o Instagram, o Twitter, o Facebook, O TikTok e o Youtube e os conteúdos precisam pensar em cada um desses públicos.

Seidler reforça que uma estratégia de redes sociais pode fazer com que o criador de conteúdo se conecte melhor com seu público e que ele se identifique com a sua história. 

E as empresas, como devem se portar? 

Se de um lado há o criador de conteúdo influenciando a sua audiência a consumir um dado produto ou estilo de vida, do outro existe uma empresa que deseja que seu conteúdo chegue ao público correto. 

Segundo pesquisas da We Are Social e da Hootsuite, mais de 122 milhões de brasileiros usam o Instagram. Segundo a especialista, hoje as empresas precisam estar no ambiente digital e contar com um influenciador é parte importante dessa estratégia. Além disso, há ferramentas que apontam de forma assertiva quantas pessoas foram impactadas por cada entrega nas redes sociais. 

“Não faz sentido falar de digital e não trabalhar com influenciadores. A marca precisa entender onde está o público dela, e grande parte está onde os influenciadores estão. O marketing digital mexe com os ponteiros da marca, traz dados metrificados, importantíssimos para a avaliação de uma campanha”, encerrou.