Estudo divulgado pela empresa de análise de dados Serasa Experian identificou 35,3 milhões de brasileiros sem registros financeiros. Isso significa que 21,7% da população adulta do país não possui contas de consumo, financiamentos, empréstimos ou faturas de cartão de crédito registrados em seu CPF, nem mesmo estão no Cadastro Positivo. Também chamados de “Thin Files” ou literalmente “pessoas sem informação de crédito”, geralmente são indivíduos que não usam o crédito regularmente e, portanto, não têm nenhuma atividade recente em seu histórico, bem como jovens que ainda não iniciaram sua vida financeira e não possuem encargos.

O trabalho da Serasa Experian pontua que garantir acesso das pessoas e empreendedores ao sistema financeiro pode trazer benefícios para as empresas que, ao adaptarem seus produtos às necessidades deste público, podem ter uma nova fonte de receita. Para os consumidores e empreendedores, amplia a possibilidade de conseguir crédito no mercado, fazendo o motor da economia girar e criando uma sociedade mais saudável do ponto de vista econômico.

Instituições financeiras como o Banco do Nordeste (BNB) desenvolvem projetos para atender consumidores que estavam à margem do mercado nas regiões de sua área de atuação. Para isso, decidiram apostar em marcas próprias para participar da chamada “guerra das maquininhas” em curso no mercado nacional, com o suporte da empresa de meios de pagamento EntrePay, empresa de adquirência do Grupo Entre, comandado pelo empresário Antonio Carlos Freixo Junior, o Mineiro.

Por meio dessa parceria, a EntrePay fornece a infraestrutura e as maquininhas de pagamento com a marca do BNB para que a instituição financeira transforme o CrediAmigo, maior programa de microcrédito da América Latina, em um amplo um programa de microfinanças que já chega a mais de 2 milhões de pessoas.

“A parceria com o BNB tem um impacto social muito relevante”, afirma Anderson Santana, diretor comercial de produtos e operações da EntrePay. “Estamos viabilizando o acesso a serviços bancários e soluções de pagamento modernas para pessoas que, até então, eram desbancarizadas ou semibancarizadas.”

Um dos principais objetivos da EntrePay é avançar em mercados que não despertam tanto o interesse de outros grandes concorrentes no setor de meios de pagamento. Por isso, canaliza seus esforços em cidades das Regiões Norte e Nordeste. “Não é à toa que, enquanto o mercado de adquirência está crescendo hoje de 12% a 13%, a expansão da EntrePay é de 66%”, orgulha-se Santana.

A estratégia da EntrePay se coaduna com as das fintechs e bancos digitais que, apoiados por incentivos regulatórios do Banco Central nos últimos anos, desenvolvem tecnologias para oferecer, por exemplo, a abertura de conta corrente em operação concluída em minutos, muito mais simples que a dos bancos tradicionais, sem a necessidade de ir a uma agência nem ter de pagar tarifas de manutenção — seja para pessoas físicas, seja para jurídicas. 

A demanda reprimida por serviços e produtos melhores e mais baratos — tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas — era tão grande que motivou uma avalanche de novas startups. De acordo com a consultoria Distrito, entre 2014 e 2018 nasceram 503 fintechs dispostas a mudar esse cenário e a participar dele, provocando uma transformação digital cujo efeito positivo foi trazer ao mercado consumidores que estavam à margem dele.

A consequência numérica dessa transformação foi medida pelo Banco Central. Levantamento da autoridade monetária mostrou que, entre junho de 2018 e dezembro de 2023, o número de usuários pessoas físicas ativos dobrou no sistema financeiro, saindo de 77,2 milhões para 152 milhões. Grande parte dessa demanda foi atendida com tecnologias desenvolvidas por esses novos concorrentes, como a EntrePay.

Entre as pessoas jurídicas — inclusos os microempreendedores individuais (MEI) —, observou-se uma expansão de 3,4 milhões para 11,6 milhões de clientes, traduzindo-se em uma taxa de crescimento de 244,5% no período.

A EntrePay é uma empresa especializada em serviços financeiros com soluções customizadas em meios de pagamento. Oferece tecnologias e serviços inovadores para diversos setores, permitindo que negócios de pequeno, médio e grande porte recebam de seus clientes através de maquininhas de cartão de white label ou e-commerce.

Núcleo do ecossistema de soluções em meios de pagamento, serviços agregados e soluções financeiras do Grupo Entre, a EntrePay atua no mercado de adquirência e oferta de soluções eficientes e flexíveis para acelerar os negócios por meio de parcerias estratégicas.