Ter uma boa ideia já é um bom caminho para montar uma pequena empresa ou uma startup. No entanto, para prosperar o negócio precisa de mais um ingrediente: clientes. Tarefa nada fácil para quem está começando.

Victor Marcondes, da Nilo Saúde, sugere que você comece buscando seus familiares, amigos e pessoas próximas. Além disso, ele aconselha limitar o número de usuários no início. Isso serve para dar uma boa experiência para o cliente e gera senso de urgência ou escassez, que as pessoas precisam se inscrever antes que acabem as vagas limitadas.

“Não pague pelos seus usuários. Os primeiros clientes têm que vim de graça, vale criar um mecanismo de referência para indicação. Se você está gastando muito para conseguir os primeiros usuários, alguma coisa está errada”, alerta.

A co-founder e CMO da hubkn, Adriana Walter, elencou algumas dicas para que você consiga atrair mais clientes para a sua startup

1- Defina seu perfil ideal de cliente

A bíblia de quase toda startup é o livro Receita Previsível, de Aaron Ross. Lá, ele fala sobre o perfil ideal de cliente, também conhecido como público alvo, mas o que há em comum nas duas ideias é identificar as características gerais do grupo de clientes do seu negócio, na tentativa de formar um perfil representativo, permitindo a você conversar com um grupo de pessoas que tenha interesse no teu produto ou serviço.

2 – Tenha um propósito

Toda vez que você ou sua equipe comercial conversar com um cliente deve ter em mente que o que mais importa é o porquê. Por que você criou esse produto? Qual o diferencial que ele tem no mercado? Como isso agrega na vida ou no negócio do seu cliente.

3 – Participe de eventos

Aí você pode estar pensando: mas como isso me ajuda a obter mais clientes? Eu acredito em algo chamado networking. Seja uma empresa B2B, B2C ou B2B2C. Estar perto do ecossistema faz com que você seja lembrado. Nem sempre quem te procura diretamente é o cliente, seja porque você tem uma localização privilegiada ou um site e redes sociais de fazer inveja. Relacionamentos são o motor de qualquer negócio, então às vezes aquela pessoa que você ajudou em algo ou apenas conversou irá te indicar para todo mundo como referência de fair play e bom serviço ou produto. Então, participe de eventos onde haja outras startups ou do seu nicho.

4 – Esteja onde seu público está

Ouvimos muito como as redes sociais são importantes e têm feito a diferença nos últimos anos. Mas cada uma tem uma importância diferente conforme o segmento que você atua. Por exemplo, a hubkn está presente principalmente no LinkedIn e no Youtube, pois são as redes que valorizam mais nosso produto, inteligência artificial. Mas isso não quer dizer que você não nos encontre no Facebook, Instagram ou Twitter. A presença multi-canal (omnichannel) é muito importante, pois você nunca sabe onde as pessoas vão procurar informações sobre a sua empresa. Capriche bem na comunicação, o que conta mesmo é engajamento.

5 – Tecnologia

Desde um CRM que seja adequado ao seu modelo de negócio até uma inteligência artificial que faz essa ponte entre você ou sua equipe comercial e seu CRM fazem a diferença. No CRM você guarda todas as informações de contato, quantos leads (pessoas que ainda não são clientes, mas estão no seu ICP) foram contatados, resumos das reuniões e ligações, e até mesmo as ligações são gravadas nele. A inteligência artificial pode agregar o seu CRM, dando significado e voz aos dados que estão inseridos nele. Com certeza fará toda a diferença para o seu sucesso.