Perder celular ou ser furtado ainda é uma situação corriqueira. Porém, com a chegada de festas como o Carnaval e as multidões em blocos, o cuidado dos usuários deve ser maior. Atenção aos aplicativos bancários e dados pessoais precisam ser redobrados, recomendam especialistas. 

Para evitar que o furto aconteça vale seguir as dicas de Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em soluções digitais:

+ Entenda como funciona a bateria do seu celular e como preservá-la

  • Manter celular em bolsa ou compartimento fechado;
  • Colocar cordão de segurança com capas para o aparelho, deixando-o preso no braço ou antebraço;
  • Usar senhas de bloqueios, com faceID ou touchID, além de senhas numéricas.

Para quem teve o aparelho roubado ou furtado, as orientações, por mais que trabalhosas, são simples. Drumond orienta que o usuário use os dispositivos vinculados a conta do aparelho, como o Find My iPhone, para quem usa o IOS. Já no Android, é possível seguir as dicas abaixo:

  1. Acesse android.com/find e faça login na sua Conta do Google.Se você tem mais de um smartphone, clique no perdido na parte superior da tela. Se o smartphone perdido tem mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal. Saiba mais sobre perfis de usuário.
  2. O smartphone perdido recebe uma notificação.
  3. No mapa, você pode ver informações sobre onde ele está. A localização é aproximada e pode não ser exata; se não for possível encontrar o smartphone, você verá o último local conhecido dele, caso esteja disponível.
  4. Escolha o que você quer fazer. Se necessário, primeiro clique em Ativar bloqueio e limpeza.
    • Reproduzir som: faz o smartphone tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou de vibração.
    • Proteger dispositivo: bloqueia o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um. Para ajudar uma pessoa a devolver o smartphone para você, adicione uma mensagem ou um número de telefone à tela de bloqueio.
    • Limpar dispositivo: exclui permanentemente todos os dados do seu smartphone, mas não exclui os dados dos cartões SD. Depois que você limpar o smartphone, o Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar nele.

O blog do Nubank, por exemplo, orienta que o usuário informe imediatamente as instituição financeiras :

  1. Avise todos os bancos e instituições financeiras nas quais possui conta ou cartão de crédito ou débito;
  2. Entenda quando fazer um boletim de ocorrência;
  3. Entre em contato com a operadora do telefone para bloquear a linha;
  4. Desconecte suas redes sociais do aparelho;
  5. Se a geolocalização estiver ativada, busque o aparelho.