06/07/2021 - 2:50
Perdeu renda na pandemia, atrasou o pagamento de contas e está em dúvida se seu nome está sujo ou não? É fácil realizar a consulta pela internet em sites como Serasa, SCPC ou do SPC.
Segundo os últimos dados do Serasa, o Brasil tem, atualmente, 65,5 milhões de inadimplentes — o menor número em doze meses —, mas com uma dívida média de R$ 3.937,38 por pessoa.
+ Endividamento chega a 64,6% dos lares da cidade de SP, em novo recorde
As empresas e bancos usam bases de dados para checar se o consumidor possui dívidas em atraso. São quatro: a Serasa, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços; e a Quod.
Veja a seguir como fazer a consulta do seu CPF em cada bureau.
Serasa
Para consultar se seu nome está sujo na base de dados do Serasa, acesse o site ou baixe o aplicativo em seu celular; digite o seu CPF e preencha um breve cadastro.
Depois disso, o usuário terá acesso a uma página na qual será mostrada o chamado Score (pontuação), saldo da carteira digital e se existe alguma pendência em seu CPF. Por lá, é possível monitorar as dívidas negativadas, os protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, falências e situação na Receita Federal.
SPC
Ao entrar no site ou no app do SPC Brasil, basta clicar em “consultar CPF” logo na página inicial. No site, a consulta é paga e o “plano” mais barato custa R$ 16,90.
SCPC
Na Boa Vista os consumidores podem consultar se o nome está sujo tanto no portal Consumidor Positivo quanto no aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, disponível para Android e iOS.
Em ambos os casos, os consumidores precisam fazer um cadastro individual, para garantir a segurança do acesso.
Além de dívidas vencidas é possível conferir se há cheques devolvidos, protestos e até acompanhar os alertas de documentos perdidos.
A Boa Vista disponibiliza, tanto no site quanto no app, a consulta do score (pontuação de crédito), assim como informações do Cadastro Positivo (pagamentos efetuados), nos casos dos consumidores que já tiveram suas informações encaminhadas por parte das empresas. Há também dicas e cartilhas sobre educação financeira e orçamento doméstico.
Quod
Para verificar a situação de inscrição em bases de inadimplência de forma gratuita basta acessar o site do serviço de proteção ao crédito controlCred e selecionar a opção “Cadastre-se”. O consumidor deve preencher seus dados pessoais, criar uma senha de acesso. A Quod é uma empresa autorizada pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo e também permite consultar o histórico de crédito detalhado de forma gratuita, além de acompanhar o score de crédito quando o serviço for disponibilizado ao consumidor. Basta acessar o site do serviço.