Bebidas são essenciais na hora das celebrações, e na Ceia de Natal também não pode faltar. Independente de quais ingredientes irão compor o cardápio, a escolha de bons vinhos ou espumantes, tradicionais para a época, faz toda a diferença.

+ Só 15% dos brasileiros devem gastar mais no Natal deste ano, em comparação com 2022

Reconhecendo que o paladar é algo bem pessoal, Paulino Costinha, gerente comercial dos Supermercados Mundial, destaca as variedades disponíveis. “Cada um tem seu jeito, seu gosto e expectativa. Se você curte algo mais suave, vai nos espumantes rosés e moscatel, agora se é fã dos encorpados, a pedida são os brut e extra brut”, explica o especialista que aposta no aumento de venda dos espumantes na reta final do ano.

Quanto à harmonização, Paulino enfatiza que a escolha vai muito do gosto pessoal, mas dá algumas dicas para quem quer começar a experimentar a bebida. “Comece com espumante na hora da refeição, podendo consumir vinhos brancos e rosés, ou continuar com os espumantes”, aconselha. Além disso, ele destaca as novidades nos espumantes italianos e as surpresas que Portugal e Chile trazem para os amantes de vinho.

Thamirys Schneider, sommelière da Wine, clube de assinatura de vinhos, traz cinco dicas para escolher o melhor vinho e surpreender na Ceia. Veja opções a partir de R$ 40:

Atenção à diversidade de sabores

É comum cada convidado escolher um prato para levar, o que faz com que sejam oferecidos bacalhau, peru, lombo, salpicão, entre outros. Nessas horas, a versatilidade do vinho rosé faz as honras em grande estilo. Uma escolha é o  Le Rosé de S.I.G.P. Méditerranée Rosé 2020. Um rótulo com aroma de frutas vermelhas frescas, pêssego e notas florais, este rosé possui um sabor leve, frutado e com boa acidez.

Harmonize altas temperaturas com espumantes

O Natal brasileiro é tropical, então, provavelmente será um dia de muito calor e isso deve ser observado na escolha dos vinhos. Uma boa dica para driblar o calorão, sem perder a mão na hora de harmonizar tantas receitas, é escolher um espumante,  que é um ‘vinho coringa’; se for um rosé, será uma escolha ainda mais assertiva, pois o leque de possibilidades de harmonizações será maior.

O espanhol Espumante Mirablau Rosé pode ser um bom item pelo custo-benefício. Elaborado com duas uvas emblemáticas da Espanha, a Tempranillo e a Bobal, este exemplar garante frescor, leveza e versatilidade.

Se preferir um vinho tinto, que seja leve 

Se você não abre mão de apreciar um vinho tinto na sua ceia natalina, mesmo em dias quentes, o ideal é optar por um exemplar mais leve, ou seja, menos encorpado, que possa ser servido, após um breve resfriamento, entre 14ºC e 16ºC. Outra alternativa é escolher tintos jovens e com teor alcoólico em torno de 13%, pois se adaptam bem a temperaturas mais amenas. As uvas Bonarda, Gamay, Pinot Noir e até mesmo a Merlot e Cabernet Franc produzem ótimas opções de vinhos nestas características.

Sobremesas combinam com vinhos especiais e doces

É comum no Natal, saborear sobremesas com frutas, como saladas de frutas, panetones, manjar de coco e cheesecake de frutas vermelhas. Para essa harmonização, a especialista recomenda um espumante suave com notas frutadas e frescor.

 Fast Shop faz seleção especial de bebidas

Vinhos: Segundo a varejista, seu portfólio reúne mais de 20 importadoras com opções entre uvas, métodos de produção e diferentes países de origem. Entre elas:

Espumantes: A também tem uma seleção de espumantes, com destaque para os produzidos na Serra Gaúcha, premiados mundialmente.