Assédio moral no trabalho - interna.jpg

O assédio moral no trabalho se caracteriza pela exposição do colaborador a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada, causando um efeito devastador na autoestima da vítima. De acordo com a psicóloga e consultora de treinamento e desenvolvimento de pessoas, Meiry Kamia, tal violência psicológica causa danos à saúde mental e física não apenas à vítima da agressão, como também dos colegas de trabalho que testemunham os fatos, destruindo o bom clima organizacional, diminuindo a produtividade dos funcionários e aumentando os índices de rotatividade.

A psicóloga afirma que, no ambiente de trabalho, o assédio pode ocorrer tanto entre chefia e funcionários, como também entre colegas de trabalho. O assédio pode se dar em forma de abuso de poder ou manipulação perversa como o isolamento da vítima, desqualificação, vexação, indução ao erro, assédio sexual e recusa da comunicação direta.

?É importante enfatizar que para ser considerado assédio moral é preciso que o abuso de poder seja feito de forma repetitiva e prolongada, configurando a relação de perversidade no ambiente de trabalho?, afirma a psicóloga. Nem sempre o abuso é feito por meio de xingamentos e insultos. ?Ao contrário, este não é um conflito aberto e declarado?, diz. Por isso, não raras vezes, apresenta-se mascarada de ternura e bem querer, mas envolto por um clima glacial.

Muitas pessoas desistem de entrar com a ação por assédio moral por temerem perder o emprego ou ficarem ?manchados? na sua área de atuação. A necessidade de haver testemunhas que comprovem o assédio também dificulta o processo, pois os colegas de trabalho também temem perder o emprego.

Segundo a especialista, o melhor caminho rumo à repressão do assédio moral é sempre a prevenção. ?O assédio se instala nas organizações quando a vítima não é ouvida e o diálogo é impossível?, afirma. Prevenir significa criar políticas que facilitem o diálogo e a comunicação verdadeira, o que inclui, principalmente, a educação dos gestores.

 

Leia também:

 

Como convencer seu chefe de que você merece ser promovido

10 gafes que você não pode cometer numa entrevista de emprego
 

10 dicas para tornar seu currículo imbatível


Engenheiro e professora são profissões mais desejadas por crianças

 

Você sabe quais são as profissões do futuro?

 

O novo mapa do emprego

Quero mudar de profissão, mas não sei como. O que faço?
 

 

 > Siga a DINHEIRO no Twitter 

> Curta a DINHEIRO no Facebook